Pesquisa Escutec em São Luís aponta Eliziane em primeiro, em todos os cenários. Edivaldo vem em segundo

Pesquisa Escutec em São Luís aponta Eliziane em primeiro, em todos os cenários. Edivaldo vem em segundo

Eliziane: ainda na frente em todos os cenários da pesquisa Escutec

O Jornal  Estado do Maranhão deste domingo publicou pesquisa do Institutio Escutec, onde mostra que o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) aparece em segundo lugar, perdendo, ainda,  para a  deputada Eliziane Gama (PPS), já que  na rodada anterior o prefeito de São Luís ficou em terceiro,  atrás do ex-prefeito da capital, João Castelo (PSDB), o que mostra o crescimento de Holandinha.

A Escutec perguntou em quais candidatos o eleitor votaria, de forma espontânea,  caso a eleição fosse hoje. A deputada Eliziane Gama (PPS) aparece com 28,7% seguida pelo prefeito Edivaldo Júnior (PDT) com 20,6%. O ex-prefeito João Castelo (PSDB) obteve 16,5% dos votos dos entrevistados, Roberto Rocha (PSB) com 9,2%, Rose Sales (sem partido) com 6,7% e Ricardo Murad (PMDB) com 4,6%. Saulo Arcangeli (PSTU) aparece com 1,4% e Antônio Pedrosa (PSOL) com 1%.

No cenário em que a pergunta estimula o eleitor, apontando nomes, o ex-prefeito Castelo foi substituído pelo deputado Neto Evangelista (PSDB) e o senador Roberto Rocha foi substituído por Bira do Pindaré (PSB). Com isso, Eliziane obteve 30,1%. O prefeito Edivaldo aparece de novo em segundo com 23,5% e Neto Evangelista aparece com 8.2%. Bira do Pindaré aparece com 8,1% seguido por Rose Sales com 7,4%, Ricardo Murad, 5%, Saulo Arcangeli, 1,9% e Pedrosa 1,5%. Em nenhum dos candidatos somou 3,1% e não sabe ou não respondeu, 11,3%.

Na pesquisa Escutec foram feitos cinco cenários para o segundo turno. No primeiro, a disputa seria entre Eliziane Gama e Edivaldo Júnior e ela venceria se as eleições fossem hoje com 47,7%. Edivaldo Júnior aparece com 26,3%. Nenhum dos candidatos, 9,9% e não sabe e não respondeu, 16,1%.

No segundo cenário, a disputa mostrada é entre Eliziane e Castelo. Ela contabilizou 48,2% da opinião dos entrevistados. O tucano ficou com 22,1%. Nenhum dos candidatos, 13% e não sabe e não respondeu, 16,7%.

No terceiro cenário, a disputa é Eliziane e Roberto Rocha sendo que ela venceria com 50,1% e Rocha aparece com 19,7%. Nenhum dos candidatos, 13,3% e não sabe e não respondeu, 17%.

Já em uma disputa entre o prefeito Edivaldo Júnior e o ex-prefeito Castelo. Edivaldo venceria as eleições com 36,2% e Castelo ficaria com 31,5%. Nenhum deles somou 14,6 e não sabe ou não respondeu, 17,7%.

No último cenário para segundo turno aparece Edivaldo Júnior com 38,8% contra 21,9% Roberto Rocha. Nenhum deles somou 16,6% e não sabe ou não respondeu, 22,7%.

A Escutec entrevistou  807 eleitores,  nos dias 10 e 11 deste mês, com margem de erro de 4 por cento para mais ou para menos

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta