Pesquisa CNT/MDA: reprovação de Dilma vai a 64,8% e 59,7 concordam com impeachment

ENTREVISTADOS TAMBÉM DIZEM QUE A PRESIDENTE DILMA E O EX-PRESIDENTE LULA SABIAM E SÃO RESPONSÁVEIS PELA CORRUÇÃO NA PETROBRAS

Apenas 10,8% dos brasileiros consideram positiva a atuação do governo da presidente Dilma Roussef, o pior índice desde outubro de 1999, com 8%. Já 64,8% fazem uma avaliação negativa. Por outro lado,  59,7% dos entrevistados dizem concordar com o impeachment e 66,9% dizem não acreditar na eficácia das medidas do governo contra a crise e ainda mostram descrença na política e nos políticos.

São os números da pesquisa CNT/MA divulgada  nesta segundfa-feira (23) – a  127ª  de uma série histórica – , que avaliou o índice de satisfação do governo e a avaliação pessoal da presidenta Dilma Rousseff. Entre os aspectos também

Em termos de popularidade, Dilma Roussef despenca, também na pesquisa CNT

abordados na pesquisa estão a expectativa da população sobre economia, saúde e segurança pública.

No que tange o aspecto da corrupção envolvendo a Petrobras, 85% disseram acompanhar o andamento das denúncias, desses,  68,9% consideram que a presidenta Dilma é culpada pela corrupção que está sendo investigada na Petrobras e 67,9% acham que o ex-presidente Lula é culpado.

DECLÍNIO

A pesquisa apontou um declínio substancial na popularidade do governo atual e da presidenta Dilma Rousseff. Esse pessimismo é marcado principalmente devido a piora da situação econômica brasileira que acarretou um aumento da inflação e do custo de vida, além do risco de desemprego, da piora nos serviços públicos e da corrupção, diretamente associadas ao governo.

Foram entrevistadas 2002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do país. A avaliação positiva do governo, que apresentou um percentual de 10,8% dos entrevistados é a pior desde outubro de 1999, com 8%, contra 64,8% de avaliação negativa. 59,7% dos entrevistados dizem concordar com o impeachment e 66,9% dizem não acreditar na eficácia das medidas do governo contra a crise e ainda mostram descrença na política e nos políticos.

Em relação aos escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras, 85% disseram acompanhar o andamento das denúncias, desses,  68,9% consideram que a presidenta Dilma é culpada pela corrupção que está sendo investigada na Petrobras e 67,9% acham que o ex-presidente Lula é culpado. Outros fatores também foram avaliados como economia e inflação, medidas contra crise política e econômica, custo de vida e emprego, política e protestos, paralisação de caminhoneiros além de crise de água e energia.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta