Paulistanos manifestam-se contra novo julgamento para mensaleiros

Paulistanos manifestam-se contra novo julgamento para mensaleiros

Às vésperas da decisão do Supremo Tribunal Federal que decidiu um novo julgamento para as sentenças de doze dos 25 réus do mensalão, incluindo José Dirceu e Marcos Valério, 55% dos paulistanos se opõem ao reexame dos casos. Para 37%, o julgamento deveria ser reaberto e outros 7% não souberam responder.

Os números são de pesquisa do Datafolha, divulgados ontem, 18. O instituto ouviu 719 pessoas, o que resulta em uma margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos.

Quando a ideia de um novo julgamento foi apresentada em oposição excludente à prisão imediata dos condenados, o equilíbrio de opiniões desaparece. De cada 10 entrevistados, 8 querem a prisão imediata.

O voto decisivo sobre a aceitação de novos recursos – os chamados embargos infringentes – coube ao ministro Celso de Mello. Para 50% dos entrevistados, Mello seria – como ocorreu – favorável à nova análise. Pouco mais de um terço (34%) achou que ele será contra. O restante não soube opinar.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta