Para prevenir alagamentos, Prefeitura de São Luís desobstrui córrego no Fumacê
Limpo e desobstruído, córrego não vai transbordar no inverno...

Para prevenir alagamentos, Prefeitura de São Luís desobstrui córrego no Fumacê

A Prefeitura de São Luís iniciou durante este mês uma ação conjunta para limpeza do córrego no bairro Fumacê, na área Itaqui-Bacanga. A limpeza inclui retirada de entulho e lixo do curso d’água e das margens, reduzindo o risco de alagamento na área. Cerca de 200 famílias que construíram casas no entorno do canal estão sendo beneficiadas com a ação.

O trabalho de desobstrução do córrego é dividido em duas etapas: a limpeza manual e a limpeza mecânica, realizada por uma empresa terceirizada. A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), através da Defesa Civil Municipal, identifica a área com risco de alagamento e em seguida é realizado a limpeza do local.

A superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, frisou que a limpeza do córrego é uma determinação do prefeito Edivaldo como medida preventiva aos transtornos provocados pelo período chuvoso no local. Ela ressaltou que é importante o trabalho conjunto com a comunidade para garantir a eficácia das ações.

“Nós percebemos que desde 2013, quando iniciamos ess

Limpo e desobstruído, córrego não vai transbordar no inverno…

a limpeza no córrego Fumacê, as famílias estão sendo bem menos afetadas no período chuvoso, para isso, é essencial que não seja jogado lixo no córrego. Na segunda quinzena de janeiro, nós iniciaremos a campanha educativa nos Núcleos Comunitários com o objetivo de preparar a comunidade para o período chuvoso, época em que são registrados sinistros nas áreas de risco em São Luís”, afirmou Elitânia Barros.

O trabalho de limpeza do córrego no bairro Fumacê é realizado em parceria com a Vale e envolve as Secretarias Municipais de Segurança com Cidadania (Semusc), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Urbanismo e Habitação (Semurh), através da Blitz Urbana.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta