Obras da SMTT mudam traçado da Avenida Daniel de La Touche no Maranhão Novo

Obras da SMTT mudam traçado da Avenida Daniel de La Touche no Maranhão Novo

A Avenida Daniel de La Touche, bairro Maranhão Novo, em frente ao Shopping da Ilha, onde há um grande gargalo no trânsito, passa por  intervenção, segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes,  Canindé Barros, para  atenuar os congestionamentos da área e dar fluidez ao tráfego.

A intervenção, em fase de conclusão,  é  realizada nos trechos de acesso à Rua Cristalina, primeira entrada do shopping, perto do Colégio Adventista; e a segunda entrada do shopping, na Rua Alcântara Machado com a mudança na geometria ampliando de quatro para seis as faixas da via e tornando o trânsito de mão única no acesso ao shopping e bairro, dando ao condutor a opção de contornar à esquerda, seguindo em linha reta em mão única até retornar à avenida.

Nesse trecho existia uma via auxiliar que dava acesso ao Maranhão Novo e estava causando congestionamento para o bairro e também para o shopping, explicou o Canindé Barros. “Devido ao intenso fluxo na avenida e os constantes e demorados engarrafamentos, identificamos a urgência em resolver essa demanda o quanto antes e promovemos a intervenção”, reiterou Canindé Barros.

Na antiga geometria, para entrar no Maranhão Novo era utilizada uma via auxiliar em frente ao shopping. Agora, será apenas uma entrada que dá acesso ao shopping e ao bairro, entrando pela Rua Cristalina com saída pela Rua Alcântara Machado, onde se posicionavam os taxistas – que serão realocados para área lateral do shopping.

FAIXAS

Foi criada uma via de seis faixas, ampliando as pistas de acesso aos retornos – duas em direção ao bairro Cohama, duas em direção ao bairro Maranhão Novo e duas em direção ao Caratatiua. O semáforo será instalado no cruzamento da Daniel La de Touche, na saída do shopping com o Maranhão Novo.

A via que dava acesso ao bairro Alemanha foi alongada para receber mais veículos. Antes da intervenção, essa faixa causava interdição da Avenida Daniel de La Touche. O ponto de ônibus também terá a localização alterada e será instalado próximo à faixa de pedestre, para facilitar a travessia da população.

O secretário Canindé Barros destacou a importância da intervenção para a fluidez do trânsito na área. “Essa alteração vai acabar com os congestionamentos no trecho, garantir melhor condição de trafegabilidade e mais agilidade ao trânsito para que a população possa de deslocar com mais tranquilidade”, reiterou o gestor, complementando:

– Entre as prioridades do cronograma de ações da Prefeitura de São Luís estão melhorias da trafegabilidade e mobilidade urbana na capital maranhense. São serviços com foco na fluidez do trânsito e pela melhor estrutura de ruas e avenidas.

Todo o trabalho, segundo ele,  é feito pela Prefeitura em  parceria  com o Shopping São Luís, um dos mais beneficiados com a intervenção, mas Canindé não revelou quanto está sendo gasto com as obras. 

Canindé Barros: obras em parceria com o Shopping São Luís

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta