O histórico de “erros” e os números discrepantes do Ibope levantam suspeitas de manipulação

DO BLOG DO RAIMUNDO GARRONE

ibope manipulação 2

Os resultados da pesquisa Ibope divulgados pela TV Mirante divergem completamente de todas as pesquisas realizadas até aqui, inclusive os da Exata também divulgados neste sábado.

Enquanto O Ibope registra Flávio Dino com 42% e Edinho Lobão com 30%, a Exata apurou 56% para o candidato das oposições e 27% para o da família Sarney.

Em 1994 o Ibope dizia que Roseana venceria no primeiro turno

Em 1994 o Ibope dizia que Roseana venceria no primeiro turno. Outros institutos também apontaram uma diferença de 30 pontos percentuais em média entre Flávio e Edinho.

A discrepante diferença dos resultados levanta a suspeita de manipulação para influenciar nos resultados da eleição.

É necessário que a Justiça Eleitoral crie um mecanismo legal para que possa punir após o resultado do pleito os institutos que apresentem números bastantes dissociados dos extraídos das urnas.

O Ibope, por exemplo, possui um histórico de erros no Maranhão e sempre para tentar favorecer os candidatos da família Sarney.

Em 1994 quando Roseana disputava o governo contra Epitácio Cafeteira e Jackson Lago, as pesquisas do Ibope diziam que a candidata da família venceria facilmente as eleições no primeiro turno, o que nem de longe foi confirmado pelas urnas.

Em 2006, foi a mesma coisa e ela acabou perdendo para Jackson Lago no segundo turno.

E assim os “erros” do instituto tem se repetido ao longo das eleições no Maranhão.

Em 2006 ela venceria Jackson Lago no primeiro turno e acabou perdendo as eleições no segundo

Em 2006 ela venceria Jackson Lago no primeiro turno e acabou perdendo as eleições no segundo

O mais estranho ainda é que a campanha de Edinho Lobão tenha limitado suas constantes pesquisas para consumo interno.

Se os números apresentados neste sábado pelo Ibope correspondessem à realidade, eles já teriam sido detectados pelos levantamentos contratados pela campanha sarneysista e amplamente divulgados.

A pesquisa Ibope foi divulgada no mesmo dia em que Roseana Sarney e o ministro Édison Lobão foram delatados à Polícia Federal por participarem do esquema de desvio de dinheiro

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta