Mudança de comando na Saúde de São Luís: Sai Helena Duailibe, entra Lula Fylho

Mudança de comando na Saúde de São Luís: Sai Helena Duailibe, entra Lula Fylho

Lula Fylho, o novo secretário de Saúde de São Luís

Lula Filho, até hoje cedo secretário de governo,  assume a pasta da Saúde, com a saída da médica Helena Duailibe, que teria pedido demissão.

Com a saída da médica Helena Duailibe do comando da Secretaria Municipal de Saúde, demissão anunciada hoje, 24, o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior (PDT) faz mais uma mudança em seu secretariado. O prefeito anunciou que o novo titular da pasta é o, até hoje, secretário de Governo, Lula Fylho.

A primeira versão do motivo que teria levado Edivaldo a tirar Helena Duailibe do cargo é que ela teria pedido para sair, alegando motivos pessoais. Nos bastidores da política,no entanto, vários outros motivos são especulados, que vão da insatisfação do prefeito com o seu desempenho na solução de alguns gargalos da Saúde Pública municipal à influência do PCdoB na decisão, ansioso por ocupar  um órgão forte na administração municipal, desde que perdeu a Secretaria de Educação.

Motivos à parte, Lula Fylho, o novo titular da Secretaria de Saúde do Município, na visão do prefeito e de aliados próximos,  tem se revelado competente no comando do  secretariado, e cumprido bem  várias missões que lhe foram a atribuídas, sem falar que  tem a confiança  de Holanda Júnior.

A médica Helena Duailibe  ocupava o cargo de secretária de Saúde desde fevereiro de 2014, quando assumiu para substituir César Félix, que esteve durante sete meses no exercício do cargo. Helena é dona de um curriculo invejável como administradora, já tendo exercido a titularidade da Secretaria de Saúde do Estado, no governo José Reinaldo Tavares, e muitas outras funções públicas de relevância.

No lugar de Lula Fylho (PCdoB), na Secretaria de Governo,  assume Pablo Rebouças, que era o adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan).

O novo secretário da Saúde encarou a nomeação como mais um desafio: “Teremos uma reunião com a equipe amanhã pela manhã, para começarmos a trabalhar imediatamente”.

Helena: pediu para sair ou foi demitida?

Sob o comando de Edivaldo Júnior na prefeitura da capital, Lula Fylho parte para o seu terceiro desafio como secretário: Turismo, Governo e, agora,  Saúde.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta