Mobilidade urbana – Edivaldo Holanda Jr. vai para o  meio da rua
Mobilidade urbana: Edivaldo e comitiva, no Turu

Mobilidade urbana – Edivaldo Holanda Jr. vai para o meio da rua

Com o intuito de garantir mais fluidez ao trânsito da cidade, a Prefeitura de São Luís realizará intervenções para garantir novas opções de tráfego entre bairros da capital. Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o vice, Roberto Rocha, acompanhados da equipe técnica, secretariado e assessores municipais, visitaram áreas que serão transformadas em vias interbairros.

O primeiro ponto visitado está situado no Turu Velho. No local, a Prefeitura construirá uma ponte que ligará a avenida Nossa Senhora da Vitória (Parque Vitória) à avenida General Arthur Carvalho (Turu). As estruturas iniciais de fundação da ponte, conhecida na comunidade como “Pai Inácio”, chegaram a ser iniciadas, mas não foram concluídas.

Mobilidade urbana: Edivaldo e comitiva, no Turu

Mobilidade urbana – os aspectos técnicos das obras são explicados, ao relento

Ao visitar o local, o prefeito fez todo o percurso que será urbanizado. Após a vistoria, ele assegurou, depois de medidas a serem tomadas, que envolve projeto, recurso, licitação, a construção da ponte, asfaltamento e iluminação de todo trecho que interligará os bairros.

“É sempre uma alegria estar reunido perto da comunidade, observando por uma ótica próxima os problemas existentes. Isso eu tenho feito permanentemente na minha gestão, buscando o apoio da população no encontro das soluções. Neste caso, viemos tomar providências para a construção dessa ponte e o asfaltamento do entorno, intervenção esta que sem dúvida melhorará a mobilidade urbana da nossa cidade”, disse Edivaldo Holanda Júnior. A previsão é que a ponte esteja concluída nos primeiros meses 2014.

O processo licitatório de contração da empresa que executará os serviços deve ser iniciado em breve. De imediato, a Secretaria de Obras e Serviço Públicos (Semosp) iniciará os trabalhos de terraplanagem, utilizando o material humano e equipamentos próprios. “As máquinas irão fazer a escavação do leito do riacho onde será levantada a ponte, uns dois metros de profundidade, bem como toda a retificação e ainda o remanejamento de cinco postes”, explicou o secretário José Silveira.

Finalizadas as obras da ponte e de urbanização da área, possibilitarão a ligação de localidades da Cohab, Cohatrac, Ipem Turu ao bairro do Turu, criando uma via paralela à São Luís Rei de França. Pelo projeto elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), a ponte de concreto terá algo em torno de 30 metros.

 

CANAL DO RIO GANGAN

O prefeito e sua comitiva, em seguida, dirigiram-se até o canal do rio Gangan, que teve a canalização de um trecho de 1.100m iniciadas pela gestão anterior com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal e finalizada pela atual administração.

Na área do canal, a Prefeitura de São Luís promove a urbanização e a construção de vias paralelas de escoamento, com a ligação da Avenida São Luís Rei de Franca à rua do Aririzal, desafogando o trânsito intenso daquele pólo. Segundo o superintendente do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), Roberto Sousa, a estimativa de conclusão é até dezembro.

As visitas foram acompanhadas pelos vereadores Honorato Fernandes (PT), Josué Pinheiro (PSDC), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Edmilson Jansen (PTC), Roberto Rocha Júnior (PSB) e Estevão Aragão (PPS).

Para o deputado federal Weverton Rocha (PDT), os benefícios a serem implementados atendem uma “demanda histórica do povo de São Luís”. Em nome de todas as lideranças comunitárias presentes, o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) agradeceu o prefeito pelo compromisso de atender o pleito dos populares.

 

MOBILIDADE

Em mais um dia de visita aos bairros de São Luís, o prefeito Edivaldo ressaltou que ações desse tipo contribuirão para a melhoria da infraestrutura viária de São Luís e representa uma importante opção para desafogar o trânsito no entorno da região do Turu, Parque Vitória e adjacências.

“Pegamos uma demanda reprimida nessa questão da infraestrutura. Tendo em vista essa deficiência que ocasiona muitos transtornos à população, estamos fazendo um grande trabalho de requalificação asfáltica nos bairros, um esforço que ofertará aos moradores melhores condições de trafegar por nossas ruas”, destacou Edivaldo, ao enfatizar que, paralelo a isso, está empenhado em oferecer efetividade nos serviços de mobilidade urbana, através de estudos técnicos e um conjunto de intervenções de maneira a garantir conforto e rapidez ao cidadão ludovicense no trânsito.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta