Médicos do programa do governo federal chegam dia 2 em São Luís
Mais médicos chegam para dar a atenção básica

Médicos do programa do governo federal chegam dia 2 em São Luís

Os médicos disponibilizados pelo programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, serão recebidos na próxima segunda-feira (02) pela Secretaria Municipal de Saúde, segundo informa a  Comunicação do Município.

De acordo com essas informações, as primeiras dez  unidades de Saúde de São Luís a receber os médicos do programa ficam todas localizadas na Zona Rural. Todos os médicos são brasileiros, em sua maioria com formação no Maranhão, exceto dois médicos, um da Bahia e outro do Rio de Janeiro.

 O secretário de Saúde do Município, César Felix, lembra que o Programa visa atender localidades que não dispõem de serviços médicos e vai fortalecer principalmente a Atenção Básica;

– “É importante enfatizar que o programa “Mais Médicos” vai colaborar com quem mora na zona rural de São Lu

Mais médicos chegam para dar a atenção básica

ís, onde a dificuldade em afixar profissionais da saúde é grande”, afirma o secretário.

Para ele, os novos médicos vão possibilitar agilidade no atendimento e no diagnóstico:

– “Agora com a assistência no local, os pacientes terão rapidez no diagnóstico, além de contribuírem com a diminuição da superlotação nas unidades. Em média, serão quatro mil consultas por mês”, enfatizou Cesar Felix. 

 A Semus informa que, mesmo não tendo nacionalidade estrangeira, os médicos selecionados para trabalhar na capital tiveram que cumprir alguns pré-requisitos, como por exemplo, ser graduados por instituição de reconhecido padrão de qualidade e ter habilitação para o exercício da medicina no país de sua formação.

  O secretário informa, por fim, que todas as unidades de saúde da rede municipal (ver box) receberão um médico, exceto o Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleotéria Martins, que receberá três profissionais.

 Unidades de Saúde contempladas:

Centro de Saúde Salomão Fiquene

Centro de Saúde Tibiri

Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleoteria Martins

Centro de Saúde Jailson Alves Viana

Centro de Saúde Santa Barbara

Centro de Saúde Coqueiro

Centro de Saúde Coquilho

Centro de Saúde Gapara

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta