Maranhão! Operação “Imperador” investiga  42 municípios associados a esquemas de agiotagem no estado

Maranhão! Operação “Imperador” investiga 42 municípios associados a esquemas de agiotagem no estado

O Secretário Estadual de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, e os delegados da Polícia Civil, Alberto Wagner Santos e Augusto Barros, além do representante do Ministério Público do Maranhão, Marco Aurélio, concederam entrevista coletiva para informar dados da Operação “Imperador”, que investiga 42 municípios associados a esquemas de agiotagem no estado.

Operação da Polícia Civil e o Ministério Público Estadual deflagraram operação desde as primeiras horas desta terça-feira (31) contra a agiotagem no Maranhão. A operação é derivada das investigações da morte do jornalista Décio Sá. Entre os presos está a ex-prefeita de Dom Pedro, Arlene Barros, e pelo menos mais 14 pessoas em São Luís, Codó e Dom Pedro.

Só de Dom Pedro, teriam sido desviados mais de R$ 5 milhões entre 2009 e 2012, período em que Arlene era prefeito. Dinheiro da saúde, merenda escolar e aluguel de máquinas. A Polícia apreendeu 25 carros, entre os quais uma BMW, documentos e cheques.

O foco da agiotagem e licitações fraudulentas em Dom Pedro era a distribuição de merenda escolar e medicamentos. O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, afirmou que as investigações no município continuam e que nos próximos dias novos fatos serão acrescentados ao processo.

“Em Dom Pedro aconteceu a primeira etapa de uma investigação contínua sobre corrupção e agiotagem no Maranhão. A morte de Décio Sá foi uma referência para as investigações sobre este crime e vamos dar continuidade ao desbaratamento destes grupos corruptos. Estamos retomando as investigações para finalizar tudo. O trabalho não irá parar”, enfatizou o secretário.

Carros de luxos foram apreendidos na operação “Imperador “

 

Investigação

Segundo o secretário Jefferson Portela, o dinheiro público era desviado para o pagamento de agiotas envolvidos nos esquemas fraudulentos. “Encontramos vários cheques de prefeituras que estão sendo investigadas”, explicou o secretário.

O delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros, explicou que está obtendo provas para compor o processo da Prefeitura de Dom Pedro.

Municípios na mira da Operação Imperador.

APICUM AÇU

ARARI

BACABAL

BREJO

CAJAPIÓ

CANDIDO MENDES

CANTANHEDE

CAXIXAS

COELHO NETO

CURURUPU

DOM PEDRO

LAGO VERDE

LAGOA GRANDE

MAGALHÃES DE ALMEIDA

MARAJÁ DO SENA

MIRADOR

MIRANDA DO NORTE

MIRINZAL

NINA RODIRGUES

PAÇO DO LUMIAR

PASTOS BONS

PAULO RAMOS

PENALVA

PINDARÉ MIRIM

PINHEIRO

ROSÁRIO

SANTA LUZIA

SANTA LUZIA DO PARUÁ

SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

SÃO JOÃO DO SÓTER

SÃO LUÍS

SERRANO DO MARANHÃO

SUCUPIRA DO RIACHÃO

TIMON

TURILÂNDIA

TUTÓIA

URBANO SANTOS

VARGEM GRANDE

ZÉ DOCA

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta