
O Documentário “XIRI MEU”, sobre a cantora e compositora maranhense Patativa, agora está no Youtube: https://www.youtube.com/
“XIRI MEU” (Ninguém é melhor que eu) – O documentário surgiu como uma grande oportunidade de retratar uma figura importante do samba e da cultura popular maranhense.
Dona de canções irreverentes e escrachadas carrega a tradição do “samba madre divino”, sendo uma de suas músicas mais conhecidas “xiri meu”, que dá nome ao primeiro curta-metragem de Tairo Lisboa.
Presença cativa das rodas de samba e outras manifestações da cultura popular em São Luís, Patativa se tornou um ícone e é madrinha de diversos grupos de samba, como também é sempre lembrada e homenageada por blocos tradicionais, escolas de samba e compositores da terra.
Entre as locações centrais estão a Feira da Praia Grande e a Madredeus, onde ela encontra grandes amigos e percorre por locais significativos da sua vida como as sedes do Fuzileiros da Fuzarca e da Turma do Quinto.
Além da estrela do curta-metragem outras figuras compõem esse registro e falam acerca da sua obra e da sua importância para o samba do Maranhão. Alguns deles, são o também sambista e compositor César Teixeira, os comunicadores Zema Ribeiro e Ricarte Almeita Santos e parceiros de Patativa como o músico Saci e o artista plástico Fumaça.
Classificação Indicativa: Livre
Direção: Tairo Lisboa
Roteiro: Tairo Lisboa e Seu Vitor
Co Direção: Nayra Albuquerque e Claudia Marreiros
Assistente de Direção: Claudia Marreiros
Produção Executiva: Mauricio Simão
Produção de Base: MarkimAraujo
Produção de Set: Nat Maciel
Assistente de Produção :José Carvalho
Direção de Fotografia: Paulo do Vale e Ben-Hur Real
2ª Câmera: Ben-Hur Real e Christian Caselli
Assistente de Fotografia: Inaldo Aguiar
Som Direto: Felinto Reis
Trilha Original: Patativa