Madre Divina Patativa: “Xiri meu”, ninguém é melhor que eu…Documentário está no youtube
No documentário, Patativa solta o verbo e segura o samba da Madre de Deus...

Madre Divina Patativa: “Xiri meu”, ninguém é melhor que eu…Documentário está no youtube

No documentário, Patativa solta o verbo e segura o samba da Madre de Deus…

O Documentário “XIRI MEU”, sobre a cantora e compositora maranhense Patativa, agora está no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VxvI7SIzVBM.

“XIRI MEU” (Ninguém é melhor que eu) – O documentário surgiu como uma grande oportunidade de retratar uma figura importante do samba e da cultura popular maranhense.

Dona de canções irreverentes e escrachadas carrega a tradição do “samba madre divino”, sendo uma de suas músicas mais conhecidas “xiri meu”, que dá nome ao primeiro curta-metragem de Tairo Lisboa.

Presença cativa das rodas de samba e outras manifestações da cultura popular em São Luís, Patativa se tornou um ícone e é madrinha de diversos grupos de samba, como também é sempre lembrada e homenageada por blocos tradicionais, escolas de samba e compositores da terra.

Entre as locações centrais estão a Feira da Praia Grande e a Madredeus, onde ela encontra grandes amigos e percorre por locais significativos da sua vida como as sedes do Fuzileiros da Fuzarca e da Turma do Quinto.

Além da estrela do curta-metragem outras figuras compõem esse registro e falam acerca da sua obra e da sua importância para o samba do Maranhão. Alguns deles, são o também sambista e compositor César Teixeira, os comunicadores Zema Ribeiro e Ricarte Almeita Santos e parceiros de Patativa como o músico Saci e o artista plástico Fumaça.

Classificação Indicativa: Livre
Direção: Tairo Lisboa
Roteiro: Tairo Lisboa e Seu Vitor
Co Direção: Nayra Albuquerque e Claudia Marreiros
Assistente de Direção: Claudia Marreiros
Produção Executiva: Mauricio Simão
Produção de Base: MarkimAraujo
Produção de Set: Nat Maciel
Assistente de Produção :José Carvalho
Direção de Fotografia: Paulo do Vale e Ben-Hur Real
2ª Câmera: Ben-Hur Real e Christian Caselli
Assistente de Fotografia: Inaldo Aguiar
Som Direto: Felinto Reis
Trilha Original: Patativa

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta