Lobato e Zé Inácio cantam vitória na eleição para o diretório estadual do PT, antes de acabar apuração
Zé Inácio e Lobato (com Raimundo Monteiro ao meio) dizem, cada um à sua maneira, que venceram eleições (PED) do PT de 2017...

Lobato e Zé Inácio cantam vitória na eleição para o diretório estadual do PT, antes de acabar apuração

Zé Inácio e Lobato (com Raimundo Monteiro ao meio) dizem, cada um à sua maneira, que venceram eleições (PED) do PT de 2017…

Na edição de ontem postamos matéria com números não oficiais, fruto de apuração paralela da chapa presidida pelo deputado Zé Inácio,  afirmando que ele vencera as eleições para a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão. De acordo com a chapa “Zé Inácio CNB – Por um Maranhão Mais Justo para Todos e para Lula”, esta ficou em primeiro lugar na apuração, com 4.724 votos válidos. Em segundo lugar está a chapa “É Mudança – Lobato Presidente”, com 4.488 votos; seguem-se as chapas “CNB na Luta 2018 – Francimar Presidente”, com 1864, “Lula Presidente”, com 958, e “Piracema Mudança- Eri Castro”, com 199 votos.

Na verdade, até agora, não se sabe quem, de fato e de direito, venceu o PED do PT maranhense cujos pleitos anteriores foram sempre muito chafurdados, em se tratando da divulgação de resultados, ao longo dos anos.

Mas ontem o blog do jornalista Ed Wilson Araújo – profissional de muita credibilidade –  postou matéria dizendo que,  “ao contrário do que vários blogs têm divulgado, o deputado estadual Zé Inácio não ganhou a eleição para a presidência do PT no Maranhão.”

Diz a matéria que “os números oficiais da apuração do Processo de Eleição Direta (PED) asseguram a vitória de Augusto Lobato para a presidência do partido, liderando a disputa com 3.659 votos. O segundo colocado, deputado estadual Zé Inácio, obteve 3002.”.

E segue a matéria…

“No total, 186 municípios participaram do PED/PT. Até agora estão totalizados 152. Restam 34 cidades para apurar, mas a contagem foi interrompida até que sejam julgados recursos das chapas, em reunião da Executiva Estadual marcada para segunda-feira (17).

“As 34 urnas restantes não invertem o resultado. A chapa “Mudança”, liderada por Augusto Lobato, é a grande vencedora e deve ampliar a vantagem com a anulação de alguns resultados já contabilizados para Zé Inácio, mas comprovadamente fraudulentos (casos de Morros e Turiaçu) e eleições irregulares (Tutóia e Santa Rita).

“Sobre os municípios contabilizados, apenas Tutóia, Santa Rita e Morros entraram no resultado. Os números de Turiaçu já foram vetados pela comissão eleitoral e não constam na totalização.

“Segundo a apuração oficial da Comissão Eleitoral, o resultado parcial do Processo de Eleição Direta (PED/PT) é o seguinte:

Candidato à Presidência Estadual do PT Chapa Votação
Augusto Lobato Mudança 3.659
Zé Inácio Por um Maranhão mais Justo para Todos e para Lula 3.002
Francimar Lima CNB na Lula 2018 1.114
Marcio Jardim Lula Presidente 811
Eri Castro Piracema 183

“A votação das chapas define o número de delegados ao Congresso Estadual do PT, que ocorrerá de 5 a 7 de maio, quando será batido o martelo para a presidência estadual. Com o maior número de delegados (109), a chapa “Mudança: Augusto Lobato presidente” vai dialogar com as outras forças internas do partido para ampliar a vantagem e consagrar a vitória.

“Veja abaixo o mapa de delegados, proporcional à votação das chapas:

Candidato à Presidência Estadual do PT Chapa Número de Delegados
Augusto Lobato É Mudança 109
Zé Inácio Por um Maranhão mais Justo para Todos e para Lula 89
Francimar CNB na Lula 2018 33
Marcio Jardim Lula Presidente 24
Eri Castro Piracema 5

“Para o Congresso Nacional do PT, que será realizado de 1 a 3 de junho, o Maranhão será representado por 19 (dezenove) delegados, sendo 4 (quatro) da tendência Lobato presidente.

“INÁCIO MENOR

“A derrota de Zé Inácio é debitada ao açodamento para tentar vencer a eleição de qualquer jeito.

“Na condição de deputado estadual, único representante do PT na Assembleia Legislativa, Zé Inácio sai do PED/PT não só derrotado, mas diminuído.

“O resultado das urnas aponta ainda um cenário tenebroso: a derrota na eleição interna do PT é um sinal de que o parlamentar petista não renovará o mandato em 2018.

“A tentativa atropelada de ganhar a presidência do PT pode levar a um duplo prejuízo e Zé Inácio pode sair do PED/PT sem mel, nem cabaça.”

Espera-se que essa seja a última versão sobre o resultado do PED do PT estadual.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta