Jornalista baixadeiro e juiz de Direito sertanejo agora são cidadãos ludovicenses
Nonato Reis e Sebastião Bonfim, os dois novos cidadãos de São Luís

Jornalista baixadeiro e juiz de Direito sertanejo agora são cidadãos ludovicenses

Texto: Alterê Bernardino

Um nascido no povoado de Ibacazinho, no município de Viana, e o outro no município de Tuntum, respectivamente, o jornalista Nonato Reis e o juiz Sebastião Bonfim, receberam o título de Cidadão Honorário Ludovicense, em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal de São Luís, quinta-feira, 14. A outorga das concessões aos homenageados foi feita pelos vereadores Bárbara Soeiro (PSC) e Osmar Filho (PDT).

Bárbara Soeiro fez um pronunciamento abordando o profissionalismo e atributos literários do jornalista.  Nonato Reis, por sua vez, mostrou-se extremamente grato com a homenagem, emocionando-se ao lembrar de sua chegada a São Luís, em 1974, a bordo de uma lancha.  Sobre o título honorífico,  destacou que reconhecimento da cidade ao cidadão e profiussionalo o engrandecia, “esta cidade que me acolheu com todos seus encantos naturais, a bondade do seu povo e magia de suas ruas e ladeiras”. Por isso, retribuo escrevendo crônicas e poesias em seu louvor”. problemática e acertos”.

O profissional de imprensa Raimundo Nonato Reis Mendonça formou-se em Comunicação Social pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), tendo desenvolvido suas atividades jornalísticas em vários jornais de São Luís como “O Debate”, “O Estado do Maranhão”, “Jornal de Hoje”, assessorias de comunicação do governo do Estado e Assembleia Legislativa.

Atualmente é articulista do “Jornal Pequeno”, com uma coluna dominical, onde escreve sobre assuntos do cotidiano, abordando o dia a dia da cidade e do Brasil, bem como análises políticas e histórias que compõem e compuseram sua vida, desde a infância até os dias atuais. Ele também desenvolve uma notória atuação como oficial de Justiça concursado na capital maranhense.

SOBRE O MAGISTRADO

Ao prestar sua homenagem ao agraciado Sebastião Bonfim, Juiz de Direirto, atual diretor do Forum da Capital, o vereador Osmar Filho afirmou que o título de Cidadão de São Luís a ele concedido foi  pelo reconhecimento ao seu  trabalho e história de vida”, que o engrandecem fortemente.

Em seu pronunciamento,  o homenageado fez uma ode a São Luís,  tratando sobre sua história, valores culturais e fontes de riqueza, bem como da afetividade do seu povo. Para Bonfim, o título fará aumentar sua responsabilidade para com a capital do Maranhão.

O juiz Sebastião Joaquim Lima Bonfim foi aprovado para a magistratura do Maranhão em 1991. Ele é pós-graduado em Aspectos Edonômicos e Jurídicos, Fundamentos Constitucionais do Processo, Direito Tributário, Direito Processual Civil e em Dinâmica do Poder Judiciário.

Atualmente é titular da 12ª Vara Cível de São Luís, tendo atuado também nas Vara de Entorpecentes e Criminal. Em setembro de 2015 foi empossado como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral, cargo que exercerá pelo período de dois anos, e pela quinta vez dirige o Fórum Desembargador Sarney Costa.

Antes de vir para São Luís, desempenhou suas funções como Juiz de Direito nas comarcas de Mirador, Lago da Pedra, Esperantinópolis, Presidente Dutra e Balsas.

Além de São Luís,  ele

Nonato Reis e Sebastião Bonfim, os dois novos cidadãos de São Luís

já fora agracidado com a cidadania dos municípios de Paulo Ramos, Esperantinópolis, Poção de Pedras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Balsas, Presidente Dutra, Eugênio Barros, Loreto, São Domingos do Azeitão, Benedito Leite, Santa Filomena do Maranhão e Barra do Corda.

 

Texto: Alteré Bernardino

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta