intervenções urbanas! Edivaldo entrega praças revitalizadas aos moradores da Cohab, em São Luís

intervenções urbanas! Edivaldo entrega praças revitalizadas aos moradores da Cohab, em São Luís

Prefeito Edivaldo entrega praças revitalizadas ao s moradores da Cohab

O prefeito Edivaldo realizou a entrega de duas praças completamente reformadas na tarde deste sábado (12). Os espaços beneficiarão moradores da Cohab, que agora contam com duas áreas de lazer revitalizadas. A reforma das praças Ruy Frazão e Renascer, localizadas no bairro Cohab Anil II, faz parte da política municipal de recuperação do paisagismo urbano, coordenada pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).

Com ações como essa, o poder público municipal visa à retomada e à reestruturação dos espaços públicos urbanos para promoção de mais qualidade de vida à população ludovicense. O prefeito Edivaldo enfatizou que essa é uma atividade que vem sendo executada com a colaboração dos membros da comunidade.

“São os cidadãos os verdadeiros donos do espaço público. Com iniciativas como essa, desenvolvidas com a parceria da comunidade, estamos trabalhando para resgatar na população esse sentimento de pertencimento, que reflete no cuidado com o meio ambiente e com os espaços públicos. O que nós desejamos com isso é que São Luís seja uma cidade cada vez mais bonita e bem cuidada pelos moradores”, destacou o prefeito Edivaldo.

A revitalização das praças integra as ações do Programa “São Luís, Cidade Jardim”, desenvolvido pelo Impur. De acordo com o presidente do Instituto, Luiz Carlos Borralho, a recuperação dos logradouros públicos compõe o plano de ação que estabelece a retomada dos espaços públicos pelas famílias do seu entorno. “O prefeito Edivaldo entende que parques e praças são espaços de lazer, convivência e prática esportiva. Por isso, estamos construindo e reformando equipamentos públicos como este para garantir maior bem estar no dia a dia da população”, destacou.

A Praça Ruy Frazão está localizada na Avenida IV e corresponde a uma área de 498 m². A sua reforma incluiu pintura, ampliação dos passeios, implantação de bancos, readequação da iluminação pública, implementação de uma nova jardinagem e área de vivência. O local conta agora com playground e espaço para a implantação da academia do idoso, que será instalada na praça.

As intervenções também foram realizadas na Praça Renascer, localizada na Avenida IV. O espaço recebeu nova pintura, mudança no piso e passeio, nova jardinagem, readequação da iluminação pública, implantação de bancos e mureta de proteção para jardins.

Para cuidar das praças foram formados dois comitês gestores. Composto por pessoas que moram nas proximidades das praças, o Comitê funciona como mecanismo de preservação e estímulo ao desenvolvimento de atividades que fomentem a revitalização dos espaços públicos pelas famílias do entorno das praças.

Para Ana Cristina Pereira, coordenadora do Comitê Gestor da Praça Ruy Frazão, a revitalização da praça é um sonho realizado. “O sonho da gente era ter essa praça reformada e agora vemos as coisas que a gente sempre desejou sair do papel e se tornar realidade. Nós sempre zelamos por esta praça e agora que ela está sendo entregue praticamente nova, nós continuaremos a abraçar esta causa”, afirmou. “Esse é um espaço nosso e hoje é um dia especial. Essa praça nos dá a possibilidade de interação entre os membros da comunidade, proporcionando momentos de encontro e diversão. Agradeço ao prefeito Edivaldo e a todos os envolvidos na recuperação deste lugar”, disse Aridoval Martins, coordenador do Comitê Gestor da Praça Renascer.

A inauguração da praça contou com a participação da secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, do Tenente Coronel Azevedo e da banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), parceiro nas ações do Programa São Luís, Cidade Jardim.

Além das Praças Ruy Frazão e Renascer, a Prefeitura de São Luís já entregou para a população do Cohatrac, a reforma da Praça das Árvores e está concluindo a recuperação da Praça Verão, também no bairro do Cohatrac. Até o final de 2015, a Prefeitura, por meio do Impur, deverá realizar a revitalização de mais dez praças públicas.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta