Incrível! Cachorros conseguem detectar câncer de próstata com mais de 90% de precisão
Mais uma prova de que o cão é mesmo o melhor amigo do homem...

Incrível! Cachorros conseguem detectar câncer de próstata com mais de 90% de precisão

Se alguém ainda duvida, está a

Mais uma prova de que o cão é mesmo o melhor amigo do homem…

Os cães, da raça Pastor Alemão, são os mais utilizados para a experiência de diagnosticar o câncer de próstata…

í mais uma prova de que o cachorro é o melhor amigo do homem: uma pesquisa  publicada no Journal of Urology sugere que cachorros bem treinados podem diagnosticar câncer a partir de amostras de urina com notável precisão.

Os pesquisadores treinaram dois pastores alemães fêmeas para detectar substâncias químicas ligadas ao câncer de próstata. Depois, o adestramento foi posto à prova: elas farejaram amostras de urina de 900 homens. Destes, 360 tinham câncer de próstata e 540 não.

Uma das cadelas acertou 98,7% dos casos. Já a outra acertou 97.6%.

Agora, os autores da pesquisa trabalham para aprimorar a técnica para um possível uso prático no futuro, de acordo com o Guardian.

Hoje, o consenso para diagnóstico de câncer de próstata  é a combinação de toque retal e exame de PSA, seguidos de confirmação por biópsia.

Embora fazer o exame de PSA anualmente permita detectar a doença muito antes de ela começar a se manifestar, a precisão do exame evoluiu pouco desde sua introdução.

Cerca de 70% dos pacientes com PSA elevado que são submetidos a biópsia não têm câncer. Além disso, 20% dos pacientes de câncer de próstata têm níveis normais de PSA, revela o site Harvard Prostate Knowledge.

Fonte: Brasil Post

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta