Repercutiu, em Codó, municípios do Maranhão e de outros estados a inauguração do Instituto Mestre Bita do Barão (Imebb), hoje, o umbandista mais famoso do Norte e Nordeste do Brasil, realizada no final de semana, como conta o Blog do Acélio, comunicador com atuação no município e região, também correspondente do Sistema Mirante (Globo) de Comunicação. o que está lá escrito é que , “no instituto, há espaço reservado para crianças carentes de Codó que receberão tratamento especial de acordo com a supervisora do Imebb, professora Zélia Maia. No local existe uma brinquedoteca. Vão Ser acompanhadas, vai ter os brinquedos, vai ter instrutores (…)Louvável, muito louvável, ajudar o próximo. O instituto vem pra ajudar o próximo”, disse.
Na área da saúde, os idosos, que estão entre os que terão atendimentos prioritários no IMEBB, foram os primeiros a inaugurarem uma sala construída especialmente para atendimentos médicos gratuitos, com entrega de alguns medicamentos. Dr. Wellington, diretor clínico da UPA já garantiu que fará consultas no local.
Dona Benedita da Conceição, de 83 anos, mediu a pressão arterial e saiu entusiasmada com a ideia de, pertinho de casa, um local para cuidar melhor da saúde.
“É porque uma como eu e outras mais não tem condição de um tratamento e a gente achando assim mais fácil, então a gente tem que agradecer a Deus e a pessoa que Deus botou no caminho da gente”, disse em entrevista à TV Mirante.
50 CIRURGIAS
Já no dia de sua fundação e inauguração, 30 de abril de 2016, parceiros como o renomado oftalmologista de Teresina – PI – Thiago Castro, anunciaram futuros benefícios proporcionados pelo Instituto. Ele, por exemplo, garantiu 50 cirurgias de catarata para idosos sem condição financeira.
“De início serão 50 cirurgias de cataratas, todas feitas a laser com padrão internacional e com uma diferença em relação aos outros centros porque lá nós iremos receber os pacientes e iremos tomar de conta à entrega aqui no instituto, ou seja, a gente realmente vai abraçar a causa”, garantiu Dr. Thiago
A cultura também ficou com seu espaço reservado. O presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Codó, jornalista Ribamar Amorim, viu a chegada do IMEBB como mais um reforço na luta pela preservação e divulgação das riquezas culturais codoenses
“Não é só nas religiões afro, Codó tem uma gama de novidades, de criatividades em termos da cultura e que precisam ser divulgados, nós temos ai danças que já estão caducadas, que estão no desuso e que a gente precisa resgatar, eu tenho certeza que também vai trabalhar junto com a gente nisso”, afirmou
FUNCIONAMENTO IMEDIATO
Nesta semana, explicou a presidente que é filha do umbandista, Janaina de Sousa, o Instituto já funcionará o dia inteiro com muitas atividades.
“Vamos ter escolinha de capoeira que já está, vou anunciar agora há pouco (…) corte de cabelo, vamos ter um grupo de zumba para os idosos e vamos funcionar o consultório que alguns médicos vão fazer um trabalho voluntário, nós temos consultório pra medir pressão, temos remédios amostra grátis e vamos trabalhar todos os dias de 8 às 11h e de 2h às 5h, o Instituto vai funcionar de segunda à sexta-feira”, explicou a presidente
Mestre Bita do Barão disse que recebeu o Instituto que leva o seu nome como uma missão e está pronto para servir.
“To muito alegre, to muito entusiasmado em poder receber esse trabalho doado por Deus e minha filha, eu não vou decepcionar”, afirmou com peculiar empolgação.
PREFEITO PARTICIPA
O prefeito Zito Rolim participou da inauguração do Instituto Mestre Bita do Barão ocorrida ontem, 30 de abril. NA OPORTUNIDADE esteve entre os convidados para a mesa de honra e proferiu discurso elogioso à iniciativa. Rolim também colocou o município à disposição para colaborar com as atividades do IMEBB.