Hospital Universitário deixa de distribuir bolsas para cerca de mil ostomizados do Maranhão
Ostoma, a bolsa que está em falta no Maranhão, essencial à vida dos ostomizados

Hospital Universitário deixa de distribuir bolsas para cerca de mil ostomizados do Maranhão

Atenção, Professor Doutor Natalino Salgado, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, assim, comandante-em-chefe do Hospital Universitário Presidente Dutra! Começaram a chegar,  aqui, correspondências de várias  pessoas ostomizadas que deixaram de receber os ostomas a que tem direito junto ao Hospital Presidente Dutra.

Segundo denunciam os prejudicados, há dois meses, as tais bolsas, que são de grande importância para esses pacientes, não são compradas pelo Hospital e nem é dada satisfação alguma para os usuários, cerca de mil pessoas em todo o Maranhão. Joziane Costa, uma das prejudicadas, escreve:

– Sou  ostomizada, uso uma bolsa (prótese) de colostomia, consequência de um câncer que tive. Há dois meses, estou sem bolsas porque o Hospital Presidente Dutra, responsável pela compra – com recursos do SUS – não vem comprando o material e nem diz por que não o faz. Estão sendo prejudicados quase mil usuários dessas próteses, essenciais à vida, já que substituem o funcionamento do intestino em sua forma de evacuação.

Segundo Joziane, são usuários dessas bolsas, no Estado, bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Eu e as centenas de usuários das bolsas em todo o Maranhão anseiam por uma resposta do Hospital Universitário Presidente Dutra o quanto antes”.

Pessoa ostomizada

Ostoma, a bolsa que está em falta no Maranhão, essencial à vida dos ostomizados

Ostomizados querem sensibilizar o reitor Natalino Salgado para adquirir as bolsas

 

Repetindo: pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma. Muitos procedimentos cirúrgicos necessários para tratamento do câncer acabam gerando ostomias.

E estomia é o nome da cirurgia que cria o estoma, um orifício, no abdômen ou na traqueia, permitindo comunicação com o exterior.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Este post tem um comentário

  1. Jeane apela

    Isso é muito grave e exige pronta resposta das autoridades responsáveis pelo problema…

Deixe uma resposta