Governo resgata antigas brincadeiras do carnaval maranhense

Governo resgata antigas brincadeiras do carnaval maranhense

O ‘Carnaval de Todos – Juntos Fazemos a Festa’, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís, resgatou antigas brincadeiras carnavalescas do estado, como o Corso, Cordão do Urso e do Baralho. Para a secretária de Estado da Cultura, Ester de Sá Marques, essas brincadeiras são especiais e possuem caráter convidativo, agregando participantes à festa.

“O Corso, o Baralho e o Cordão de Urso aqui se transformam em atrações, por considerarmos que são uma forma diferenciada de atendermos os brincantes deste carnaval, e ainda de oferecer opções, assegurando ao mesmo tempo que estas manifestações permaneçam na memória coletiva da população. A ideia é que cada vez mais possamos ver brincadeiras como estas nas ruas, que as crianças possam brincar também”, afirmou Ester Marques.

A secretária lembrou que a diversidade da programação oficial foi pensada a partir de critérios que pudessem garantir a promoção da cultura maranhense e justiça social, fundamentos importantes da gestão do governador Flávio Dino. O ‘Carnaval de Todos’ conta com dois corsos, um baralho (brincadeira onde grupos de sujos percorrem as ruas em grande algazarra) e um cordão de urso (brincadeira realizada ao som de pandeiros e batuques, baseada em uma encenação de história que envolve vários animais).

Uma das atrações que desfilou pelas ruas de São Luís nos últimos dias, foi o ‘Corso da Melhor Idade’, que é baseado em personagens carnavalescas em caminhões enfeitados. O responsável pelo corso, Ivanildo Sousa, parabenizou o Estado e a Prefeitura de São Luís pelo retorno das antigas brincadeiras.

“Existimos há 15 anos, e quando criamos este corso queríamos justamente animar o povo da melhor idade, que se encontrava somente nos bailes de carnaval. Eu sempre achei uma pena a participação do corso durante o carnaval ser quase isenta. Este ano foi diferente. O Estado está dando a chance dos idosos se divertirem na rua novamente”, disse Ivanildo Sousa.

Esta inserção de um maior número de atrações que vinham caindo no esquecimento foi o que fez Dona Luzia Maia Contente se emocionar. A foliã escolheu o sábado (13) para curtir a festa de carnaval e ficou emocionada ao ver um corso novamente no circuito.

“É maravilhoso ver o retorno do carnaval de antigamente. Quando eu era criança, o corso era uma brincadeira familiar, então é algo que me dá boas lembranças. Espero que fique definitivamente na programação carnavalesca de São Luís”, disse a aposentada, que aproveitou a oportunidade para mostrar a atração à neta de sete anos.

As atrações estão presentes no circuito oficial da festa carnavalesca. Na segunda-feira (16) haverá apresentação do ‘Corso Reviver’ no circuito Deodoro/João Lisboa, a partir das 19h15.  Na terça-feira (17), às 19h, o ‘Corso Reviver’ e o ‘Corso da Melhor Idade’ saem juntos da Praça Deodoro e seguem da Rua da Paz até a Praça João Lisboa. Neste mesmo dia, na Madre Deus, haverá apresentação do ‘Baralho da Madre Deus’, às 20h15.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta