Governo realiza encontro para fortalecer a gestão ambiental municipal

Governo realiza encontro para fortalecer a gestão ambiental municipal

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema, realizou,  quarta-feira (20), o encontro ‘Noções de Gestão Ambiental Municipal’. “A ideia é somar esforços no sentido de ampliar o alcance e a luta pela preservação do meio ambiente, estabelecendo parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

Os prefeitos e gestores municipais presentes debateram vários assuntos, entre os quais os programas e projetos da Sema, como: Introdução a Legislação Ambiental; Estruturação do Sistema Municipal de Meio Ambiente; e Políticas de Licenciamento, Fiscalização, Gestão de Resíduos, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Educação Ambiental e Biodiversidade.

A Política e o Sistema Estadual de Educação Ambiental estabelecem que o Plano em questão é o principal instrumento balizador das políticas, dos programas e projetos voltados para a área, devendo ser construído de forma participativa e democrática. “Por isso, estamos construindo as ações nestes seminários regionais, envolvendo as 19 UREs. Não é interessante fazer um plano de gabinete, é necessário ouvir todos os municípios do Estado e conhecer a realidade de cada um”, explicou a Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Ana Paula Rios.

De acordo com o prefeito eleito de Morros, João Batista Diniz, o encontro foi de extrema importância para os municípios. “Dependemos do meio ambiente para sobreviver. Parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa, por buscar fortalecer os laços com os municípios. Só podemos desenvolver projetos se for em parceria”, disse.

Para o Secretário de Agricultura de Poção de Pedras, Matias Sousa, a iniciativa é de fundamental importância para o Estado. “A elaboração do Plano veio no momento certo e pelas vias certas. O desafio é grande, mas cada um fazendo a sua parte, só temos a ganhar”, destacou ele.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente de Bacabal, Raianellem Rodrigues, “Não existe um instrumento eficaz sem a participação popular”.

Ao final dos seminários serão ouvidos todos os 217 municípios do Estado.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta