O gabinete do governador do Estado, Flávio Dino, divulgou, no início da noite, nota de pesar pela morte de Mestre Humberto de Maracanã, ocorrida na tarde desta segunda-feira (19), no Hospital Carlos Macieira.
A notícia da morte de Humberto, 75 anos, um dos mais populares cantadores de bumba-meu-boi do Maranhão repercutiu muito junto à população em geral, especialmente junto aos produtores culturais e comunidades com tradição junina.
O Maranhão, São Luís e a comunidade do Maracanã, no interior da Ilha, choram a perda do mestre autor de “Maranhão, meu tesouro, meu torrão”, que se tornou uma espécie de hino de exaltação da taba timbira.
NOTA DE PESAR – Humberto de Maracanã
“O Governo do Estado manifesta profundo pesar pelo falecimento de Humberto Barbosa Mendes, cantador do Boi de Maracanã, ocorrido na tarde desta segunda-feira (19).
“Humberto de Maracanã, como era conhecido, deixa um grande legado para a cultura maranhense. Cantador desde os 34 anos, marcou época, interpretando vários clássicos do folclore maranhense como a toada “Maranhão meu tesouro, meu torrão” e foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular.
“O governador Flávio Dino, bem como o conjunto de servidores do Estado, solidarizam-se com a família, amigos e toda a população maranhense neste momento de dor.”
O corpo de Mestre Humberto de Maracanã está sendo velado na comunidade do Maracanã, e o enterro marcado para as 16 horas desta terça-feira (20)