Governo do Estado inicia reestruturação da Fundação da Memória Republicana
O Convento das Mercês continuará a abrigar a Fundação Memória Republicana, mas a entidade será reestruturada...

Governo do Estado inicia reestruturação da Fundação da Memória Republicana

O Governo do Maranhão deu início, nesta segunda-feira (19), à reestruturação da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), instituição que funciona no Convento das Mercês, em São Luís. Uma reunião, entre secretários estaduais e representantes da fundação, foi realizada com o objetivo de solucionar impasses relativos à continuidade de atividades desenvolvidas no local.

A primeira medida adotada pela comissão, formada por oito representantes do Estado, foi a solicitação de uma vistoria do Corpo de Bombeiros ao Convento das Mercês para identificar a situação estrutural do prédio, já que uma reforma foi iniciada e ainda não foi concluída. “Uma parte do prédio está sustentada por vigas de madeira. Essa é a nossa prioridade, hoje ou amanhã, a vistoria será concretizada”, esclareceu o secretário de Controle e Transparência, Rodrigo Lago.

As ações já realizadas pela fundação serão mantidas e ampliadas, com trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias de Cultura, de Educação e de Ciências e Tecnologia. “Não faz sentido interromper as atividades que beneficiam a comunidade. Daremos prosseguimento aos cursos e programas já existentes e ampliaremos essa oferta”, destacou o secretário de Ciências e Tecnologia, Bira do Pindaré.

O secretário de Articulações Políticas e Assuntos Federativos, Márcio Jerry, informou que a comissão solicitará, por ofício, a lista

O Convento das Mercês continuará a abrigar a Fundação Memória Republicana, mas a entidade será reestruturada…

A reunião de trabalho do governo que decidiu pela reabertura da fundação e sua reestruturação…

completa do acervo da fundação. “Essa comissão vai ficar responsável por avaliar toda a situação da FMRB e do prédio em que ela está inserida. Após a avaliação, a comissão produzirá relatórios e adotará medidas para o pleno funcionamento da instituição e do Convento das Mercês”, explicou o secretário.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta