Governo defende inclusão do programa aeroespacial brasileiro no Consecti

Governo defende inclusão do programa aeroespacial brasileiro no Consecti

O governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), defendeu a inclusão do programa aeroespacial brasileiro na agenda do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). A defesa foi feita nesta quarta-feira (15) pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

A reunião, realizada no Centro Administrativo do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza (CE), e reuniu secretários de Ciência e Tecnologia de todo Nordeste para tratar do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI/NE).  O objetivo da reunião era discutir o desenvolvimento sustentável do Nordeste através das políticas da ciência, tecnologia e inovação.

O secretário Bira do Pindaré assinalou a importância dos estados seguirem afinados nas suas propostas, com pautas comuns. Neste sentindo, Bira frisou a importância de trazer um Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica com sede no Maranhão, mas que beneficiará todo o Nordeste.

“Ratifiquei a proposta de trazer um campus do ITA para o Maranhão por entender que o Nordeste precisa ser inserido no programa aeroespacial brasileiro. Nosso estado já possui a base de lançamento de foguetes no município de Alcântara, o que, dentre outros motivos, facilitaria o desenvolvimento de pesquisa e extensão na área”, esclareceu o secretário, destacando que a proposta tem apoio e dedicação do governador do Maranhão, Flávio Dino.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta