Governo anuncia unidade de segurança comunitária na Cidade Olímpica
Aluísio Mendes anuncia parceria com Cidade Olímpica

Governo anuncia unidade de segurança comunitária na Cidade Olímpica

O bairro Cidade Olímpica será o segundo de São Luís a receber uma Unidade de Segurança Comunitária (USC). A primeira foi a Vila Luisão/Divinéia. A ordem de serviço para a sua construção já foi assinada pelo secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, que esteve na área para anunciar a benfeitoria,  na presença de gestores das polícias civil e militar, em ato ocorrido, ontem (2), na Escola Jornalista Ribamar Bogéa.

Aluísio Mendes anuncia parceria com Cidade Olímpica

Aluísio fez questão de pontuar que a obra faz parte do conjunto de ações desenvolvido pelo Governo do Estado para reduzir os índices de criminalidade, considerados estrastoféricos pela sociedade civil. Disse ele:

– “Hoje, o projeto da USC é um dos mais importantes no conceito de segurança pública. Temos os resultados de redução de mais de 67% da criminalidade na área da Vila Luizão/Divinéia com a chegada da USC. Aqui, na Cidade Olímpica, queremos chegar a mais de 90%”.

O secretário de Segurança anunciou, ainda,  a intenção do Governo do Estado de construir mais 8 unidades de Segurança Comunitária. Para isso, informou, os recursos irão de v empréstimo que o governo estadual fez junto ao BNDES.

A USC, na visão do secretário,  desmitifica e quebra o paradigma de que a comunidade não pode ser aliada das polícias. “O sucesso das USCs é resultado da parceria com os moradores”, frisou, adiantando que a comunidade terá espaços para atuar dentro das próprias instalações das unidades:

–  A ideia principal é oferecer capacitação profissional para os jovens e impedir que eles sejam atraídos para o crime”, destacou.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Este post tem 3 comentários

  1. Zé Coivara

    Vai para a Camboa e Liberdade – Aluizio. Lá a coisa ta feia.

  2. josé júnior

    Essa É apenas uma medida, que tem que vir acompanhada do aumento do efetivo nessas áreas, programas sociais, melhora na qualidade da educação e a valorização dos profissionais da área de segurança pública. Além muita oração para, talvez assim, termos algum tipo de redução de índices de criminalidade, o que acho difícil de acontecer.

    1. É o que você diz: precisamos rezar e ter fé que os números estratosféricos da criminakidade caiam, principalmente em são Luís.

Deixe uma resposta