Func corre para montar a estrutura da Feira do Livro de SL
Começam a tomar forma as instalações da Feira do Livro.

Func corre para montar a estrutura da Feira do Livro de SL

A sete dias da abertura oficial, já começa a ganhar forma a estrutura da 7ª Feira do Livro (FeliS) na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. Desde o último final de semana, operários trabalham em ritmo acelerado na montagem dos estandes e tendas que abrigarão editoras, livreiros, parceiros e parte da programação do evento, que acontece de 27 de setembro a 06 de outubro.

Começam a tomar forma as instalações da Feira do Livro.

A coordenação executiva da FeliS, capitaneada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), garante que estes diversos espaços, que estão sendo instalados, irão oferecer conforto, condições técnicas de segurança e capacidade de ocupação para atender a demanda de público prevista. Além destes espaços, a Feira habitará cerca de 20 equipamentos culturais em funcionamento na área da Praia Grande, em uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e com a anuência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MA)

De acordo com a coordenadora da FeliS, Rita Oliveira, o aproveitamento dos espaços existentes na área da Praia Grande como teatros, cinema, auditórios, praças, entre outros, dará uma nova dinâmica ao evento. “Como os espaços estão espalhados pela área do Centro Histórico, os visitantes farão um verdadeiro passeio literário e cultural dentro da Feira, implantando um ritmo novo”, garante a coordenadora.

Entre os espaços estão o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Escola de Música Lilah Lisboa, Universidade Virtual do Estado do Maranhão, Casa de Nhozinho, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Praça Nauro Machado, Associação Comercial do Maranhão. No estacionamento ao lado do Anfiteatro Beto Bittencourt, será instalado o Espaço do Livro, com 33 estandes para editores e livreiros, ocupando uma área de 900 m². Neste espaço, os leitores terão a oportunidade de visitar os estandes de conceituadas editoras e livrarias.

ESPAÇOS E PROGRAMAÇÃO

Café literário, Casa do Professor, Espaço Infantil, Poesia no Beco e Casa do Escritor são alguns dos espaços que compõem a estrutura da Feira, cada um com uma programação especial e direcionada para um público específico. Dentre os espaços mais visitados nas edições anteriores, destacam-se: o ‘Café Literário’, que se diferencia por aproximar o escritor do público em um bate-papo descontraído; e a ‘Casa do Escritor’, com o lançamento e relançamento de livros de escritores locais e de outros estados.

Durante os dez dias de evento, estes e outros espaços abrigarão uma vasta programação que contará também com a realização de palestra, rodas de conversa, oficinas, exibição de filmes, além de uma programação especial voltada para o público infantil.

7ª FELIS

Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e có-realizado do Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), o evento tem o patrocínio da Vale e apoio da Associação do Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

Confira os espaços da 7ª FeliS:

 

Estacionamento do Anfiteatro Beto Bittencourt Estandes para editores e livreiros
Escola de Música Lilah Lisboa Espaço do homenageado Catulo da Paixão Cearense
Auditório Pousada Guest House Casa do Professor
Universidade Virtual do Maranhão (Sectec) Casa do Escritor
Casa de Nhozinho Espaço do homenageado Aluísio de Azevedo
Centro de Criatividade Odylo Costa Filho – Espaço homenagem ao Patrono da 7ª FeliS poeta Nauro Machado Teatro Alcione Nazaré – Espaço para apresentações teatrais e palestras
Cine Praia Grande – Cineclube Literário
Galeria Valdelino Cécio – Café Literário –
Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho Espaço da homenageada Zelinda Lima
Escadaria Beco Catarina Mina Poesia no Beco
Escadaria da Praça Nauro Machado Apresentação de teatro de rua e performances literárias
Anfiteatro Beto Bitencourt Espaço para mediação de leitura, atividades lúdicas, artísticas e literárias.
Espaço Angelus Novus Espaço para apresentações teatrais
Faculdade de Arquitetura Palestras sobre o Patrimônio histórico de São Luís e Exposição Belle Époque Entre Becos
Galeria Trapiche Espaço multimídia
Morada das Artes Espaço do homenageado Salgado Maranhão
Praça da Casa do Maranhão (esquina com a Rua Portugal) Espaço criança (Sesc/MA)

Estandes Institucionais

Praça da Criança Espaço Infantil (Semed)
Praça da Faustina Tenda – espaço cordel
Praça Nauro Machado Shows e apresentações
Praça Valdelino Cécio Praça da Juventude
Teatro João do Vale Apresentação de espetáculos teatrais e palestras
Bazar literário (espaço livre na rua) Espaço para troca-troca de livros
Auditório da Associação Comercial Espaço destinado à realização de palestras.
Auditório da Defensoria Pública do Estado Oficinas

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta