
Parece brincadeira. Mas está virando rotina presos fugirem do Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o Cadeião, em São Luís. Nove deles empreenderam mais uma nova fuga, por volta das 7h30 da manhã de sábado, 3. Dia 14 de julho, fugiram 15 por um túnel de metro e meio de diâmetro que ninguém vira cavar. Paralelamente, outras fugas ocorreram em prisões do interior do Estado.
A própria Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), informou que vários parentes de presos estavam do lado de fora da penitenciária, aguardando a hora da visita, quando um homem, dirigindo um automóvel Corsa Classic branco, deu marcha-à-ré no carro e acelerou, derrubando o portão da prisão. Parece piada, mas, com a ação, cerca de nove presos estavam prontinhos para fugir.
Conforme, ainda a Sejap, o planejado pelos criminosos seria que mais de 20 detentos fugissem, mas a segurança conseguiu conter vários presos. Menos mal…
Os fugitivos são do bloco Delta que, segundo o agente segurança do CDP, William Roosevelt, estaria em reforma. Por isso, vários detentos estavam no pátio do Cadeião, o que teria facilitado a fuga. Coisa devidamente coordenada entre os ambientes interno e externo da penitenciária
A demissão de Sérgio Tamer do comando dessa secretaria seria por conta de um complô contra a sua presença na Sejap. Para acabar com isso, é trocado por Sebastião Uchoa, mas coisa degringola.
Muita coisa deve estar errada no sistema prisional do Maranhão. Ao que tudo indica, o complô pode ser mesmo é contra Roseana Sarney e seu governo.