Favela do Samba conquista 16º título no Carnaval do Maranhão

Favela do Samba conquista 16º título no Carnaval do Maranhão

Cantando sobre os elementos da natureza, a Favela do Samba conquistou o campeonato do carnaval 2015, em São Luís. O título foi garantido na tarde desta última quarta-feira (18), após a apuração dos votos acirrada realizada no Estádio Nhozinho Santos. Este ano, a escola de samba veio com o enredo “Da energia da vida à energia do carnaval através dos quatro elementos da natureza. A Favela é pura energia”.

Este é o 16º título da escola em 65 anos. Com o título, a Favela se torna a escola que mais venceu as competições do carnaval em São Luís. A Turma do Quinto vem logo atrás, com 14 títulos conquistados.

Na Passarela do Samba, a escola representou fogo, terra, água e ar, por meio do trabalho de 25 pessoas na montagem de cinco carros alegóricos, de mais 120 ritimistas na bateria. Ao todo a escola conta com mais de 1.600 integrantes.

A apuração foi realizada no Estádio Municipal Nhozinho Santos, onde foi montado um palco para o anúncio das notas. Com quase 50 minutos de atraso, a apuração teve início com alguns momentos de tensão. Um deles foi quando a Turma do Quinto decidiu entrar com um recurso alegando que a escola Flor do Samba não teria cumprindo o número exigido de componentes em duas de suas alas. Apesar dos esforços da Turma do Quinto o recurso não foi adiante.

Para a presidente da Favela do Samba, Geisa Moraes, o mais novo título da escola é apenas o resultado da dedicação e do trabalho árduo entre todos os integrantes da comunidade do Sacavém. “A gente não constrói expectativa, mas estamos muito felizes com o que levamos para a passarela. O resultado desta tarde é uma consequência do nosso trabalho. A gente tá muito feliz com o resultado”, ressata.

A entrega da premiação aos cinco primeiros lugares do concurso serão feitas na sexta-feira (27), no Teatro da Cidade, em São Luís. As 10 escolas foram avaliadas pelos quesitos: enredo, mestre sala e porta-bandeira, alegorias, bateria, fantasias, evolução, letra, melodia e comissão de frente.

Veja a classificação final:
1º – Favela do Samba – 267,0
2º – Flor do Samba – 266,0
3º – Marambaia – 262,5
4º – Turma do Quinto – 261,0
5º – Império Serrano – 252,0
6º – Unidos de Ribamar – 248,5
7º – Turma de Mangueira – 247,5
8º – Túnel do Sacavém – 235,5
9º – Terrestre do Samba – 225,5
10º – Mocidade Independente da Ilha – 203,0

* com informações do G1

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Este post tem um comentário

  1. Vânia Castro

    Acredito que, nesse novo Governo, o carnaval e a cultura de uma forma geral, os benefícios não serão só pra meia duzia de pessoas que fazem cultura no nosso Estado. Creio que será um número bem maior de pessoas e grupos beneficiados, que assim terão condição de trabalhar de uma forma decente e mais organizada, podendo, expressivamente, mostrar a Cultura Maranhense nos quatro cantos do Estado, além de outros estados e, até, outros países do mundo.
    Parabéns à Favela do Samba pela vitória. Trouxe para avenida o enredo “Energia da vida”, um tema muito importante, cujos elementos todos nós devemos cuidar com muito mais atenção e carinho…

Deixe uma resposta