
A escolha do deputado federal eleito José Reinaldo Tavares (PSB) para a Secertaria de Minas e Energia foi o nome de peso anunciado pelo governador eleito Flávio Dino para compor seu stafff administrativo a partir de 1ºde janeiro de 2015. Ele e mais três nomes foram conhecidos nesta segunda-feira (24). Através das redes sociais, Flávio Dino anunciou o advogado Paulo Guilherme Araújo para a Comissão Central de Licitação, o empresário Sérgio Sombra para a presidência da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) e Karla Trindade será chefe da Assessoria Especial do governador.
José Reinaldo Tavares – Engenheiro civil, ex-governador do Estado, ex-ministo dos Transportes, diretor do DNOS e da Novacap, dentre muitas outras funções públicas que exerceu dentro e fora do Estado. No seu curriculum consta o rompimento com o grupo Sarney e o apoio aos políticos da oposição numa engenharia política que resultou na eleição do saudoso Jackson Lago ao Governo do Estado. Na Secretaria de Minas e Energia terá a responsabilidade de potencializar os recursos naturais do Estado, revertendo seus ganhos para a população maranhense.
Para a Jucema, a próxima gestão estadual pretende modernizar e aprimorar o trabalho do órgão, como forma de contribuir com o novo momento que o Maranhão vai viver. Entre os desafios do presidente, dar mais velocidade e reduzir a burocracia na abertura de empresas, agilizar a integração de diversos órgãos de registros, entre os quais as Receita Estadual, a Federal e as Prefeituras. O objetivo dessas ações é fazer com que o prazo de registro seja mais curto, sem abrir mão da segurança.
Sob o comando de Paulo Guilherme, a CCL atuará, em parceria com os demais gestores públicos indicados pelo governador eleito, nos processos licitatórios de contratação de serviços e aquisição de produtos para os órgãos da administração estadual com objetivo de combater o desperdício de dinheiro público. No novo governo, a CCL, dentro do que permite a legislação, também deve trabalhar no incentivo a participação de empresas maranhenses nos processos de contratação, como forma de fomentar o desenvolvimento local com geração de emprego e renda. A CCL atuará em parceria com a Secretaria de Transparência e Controle e com celeridade sem prejuízo a segurança jurídica.