Ética na blogosfera

Ética na blogosfera

Etica, na Blogosfera. Sem isso você não vai longe. Quer seja você um blogueiro iniciante ou um problogger que faz rios de dinheiro com seus domínios na blogosfera, uma única palavra não pode deixar de ser recitada, dia após dia, como um mantra supremo: Ética.

Pode parecer um termo “pesado” para quem quer ter um blog  apenas para sua diversão, colocar imagens legais que coleta pela rede ou expôr seus pensamentos sem muita pretensão. Mas, a observância de questões éticas básicas pode livrar seu blog e você de muitos aborrecimentos sérios.

O primeiro desses aborrecimentos pode ser causado por algo que você escreveu ou que alguém comentou em um artigo seu. Isso mesmo. Estando você blogando profissionalmente ou não, é de sua responsabilidade tudo o que está escrito em seu blog (tenha sido escrito por você ou outra pessoa).

Ofensas, xingamentos, mentiras, opiniões “ácidas demais” e outras formas de tratamento menos “civilizado” podem gerar processos indenizatórios e até mesmo serem enquadrados como crimes. Calúnia, injúria, difamação e ameaça são crimes previstos no código penal brasileiro e, caso algo escrito no seu blog seja enquadrado nesses crimes, você será punido criminalmente e civilmente (pagamento de indenizações).

Mantenha suas opiniões dentro do razoável e se for necessário “apimentar” seu texto com uma denúncia para a qual você não tem provas, não o faça. É melhor “perder a piada” do que “pagar para ver” depois. Tenha em mente que a internet é um meio de comunicação mundial e se você for processado terá que responder ao processo no domicílio do acusador. (Revista Blogosfera)

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta