Espaço do Diabético inaugurado na Policlínica Diamante

Espaço do Diabético inaugurado na Policlínica Diamante

Disponível em: https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=289189

Promover melhor acolhimento do paciente portador do Diabetes, com ambiente confortável e atendimento humanizado. Foi com esse objetivo que o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou o Espaço do Diabético na Policlínica Diamante, nesta segunda-feira (9). No local, o paciente além de ter acesso a medicamentos, também poderá realizar a marcação de consultas e receber orientações com médico clínico e curativos.

“Através do espaço, o Governo do Estado oportuniza ao paciente diabético uma assistência completa e qualificada com educação continuada. Isso significa que conseguiremos aumentar o alcance de pessoas atendidas, pois com o rastreamento e escuta feitas pelo município, faremos o diagnóstico precoce, garantindo cuidado em tempo oportuno”, disse a secretária Adjunta de Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira.

O serviço foi entregue em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. Na ocasião, os presentes puderam passar por consultas de triagem com equipe de enfermagem e médico clínico, recebendo, também, orientação para curativos de pé diabético, além da dispensação de medicamentos úteis para o tratamento e controle da doença.

O Espaço do Diabético atenderá tanto pacientes que fazem parte do Programa do Diabetes da Policlínica Diamante, como também por demanda livre aos que apresentarem algum tipo de descompasso ou outras alterações no quadro de saúde. Para isso, será possível fazer marcação de consultas e exames de modo presencial, com suporte em Serviço Social e Educação Continuada àqueles que precisarem de observação com dispensação de insulinas. Os dias e horários de funcionamento serão sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas.

De acordo com a diretora geral da Policlínica Diamante, Ana Carolina Marques, somente após o primeiro atendimento com o médico clínico é que o paciente será encaminhado para as demais especialidades. “Se for o caso de ele precisar da dispensação de insulina, o paciente automaticamente entrará no Programa do Diabético, juntamente com suporte em Endocrinologia, Nefrologia, Oftalmologia, dentre outros. Atualmente, estamos fazendo a dispensação do medicamento a 780 pacientes, entre adultos e crianças”, pontuou.

A iniciativa manterá os serviços de referência já disponibilizados pela Policlínica, contudo, agora com espaço próprio, o que inclui, também, suporte psicológico, nutricionista e Sala de Curativo àqueles que precisarem da assistência. Em caso de o paciente não precisar de assistência especializada, ele permanecerá no atendimento clínico e será redirecionado para a Atenção Básica que trabalhará em conjunto com o atendimento especializado ofertado pela unidade estadual.

Para a endocrinologista da Policlínica Diamante, Fernanda Tomé, o Espaço oportunizará ainda o diagnóstico de outras complicações decorrentes da doença. “Durante o primeiro atendimento, daremos prioridade para a identificação de alguma complicação de algum órgão alvo. Entre os possíveis problemas a serem observados estão retinopatia e nefropatia diabética, risco para doença cardiovascular, assim como risco para pé diabético”, descreveu.

Usufruindo do novo serviço, dona Teresa Félix da Silva e o marido, Cosme Alves Teixeira, aproveitaram para fazer o check-up e saber se tudo está sob controle. “Eu sou hipertensa, e, por isso, já redobro os cuidados para evitar ter complicações com o diabetes um dia”, disse. O senhor Cosme foi elogios. “Está tudo muito bom. Já recebia atendimento na Policlínica, mas aqui estou me sentindo bem melhor, até porque tenho todos os atendimentos que faria em um só lugar”, observou.

Quem também aprovou a iniciativa foi Carlos Augusto Dias, de 57 anos. “Há mais de 20 anos tento manter o diabetes controlado e só aqui já são mais de 10 anos recebendo tratamento. Desde quando cheguei fui bem recebido e tratado. Gostei bastante da mudança que fizeram”, afirmou.

Com média de 400 pacientes com Diabetes atendidos por mês, a Policlínica Diamante já realizou, no período de agosto a outubro deste ano, 1.280 atendimentos específicos para portadores da Diabetes, sendo 1.110 de consultas endocrinológicas adultas e 170 pediátricas. Além deste quantitativo, são feitos cerca de 900 curativos por mês.

“O Espaço veio para mostrar que os pacientes diabéticos são e estão sendo acolhidos pela rede estadual de saúde. Acreditamos que essa será mais uma forma de estreitarmos laços, promovendo um cuidado integral das pessoas”, destacou a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Claudiana Cordeiro.

Por Agência de notícias, SECAP-MA.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.