Eleições 2014 – Pesquisa Data M mostra  cenários na corrida eleitoral para governador e senador

Eleições 2014 – Pesquisa Data M mostra cenários na corrida eleitoral para governador e senador

FLÁVIO DINO (PCdoB) LIDERA A CORRIDA PARA GOVERNADOR. ROBERTO ROCHA (PSB) É O MAIS CITADO PARA SENADOR

O Instituto de Pesquisas Data M  divulgou, ontem (3),  pesquisa estadual  sobre intenção de votos e outros aspectos da política e da administração pública maranhenses, como a avaliação da gestão governamental.

Foi a primeira do gênero realizada no Maranhão,  em 2014, obtendo o registro MA-0003/2014 do TSE. De 28 a 31 de janeiro, foram ouvidas 1.500 pessoas de 58 municípios das diferentes  regiões do Estado, por sexo, grau de instrução, faixa etária, nível de renda e religião.

O levantamento mensura a intenção de votos de pré-candidatos a presidente da República, governador e Senador pelo Maranhão. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para pré-candidatos a presidente da República, Dilma Roussef (PT) lidera as intenções de voto, no Maranhão, em pergunta de resposta estimulada, com 58,7%, seguida de Aécio Neves (PSDB), 9,3%;  e Eduardo Campos (PSB), 7,1%. (Ver gráficos, também  com tabela de rejeição )

Na pergunta de resposta espontânea sobre a intenção de voto para governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB),  lidera com 29,1%, seguido de Luís Fernando (PMDB), com 5,1%. (Ver gráfico com informações completas).

Na pergunta estimulada para governador, com a clássica pergunta em quem o Senhor/Senhora votaria  se a eleição fosse hoje, Flávio Dino lidera  55,5% das intenções de voto; Luís Fernando tem 13,7%; Eliziane Gama,6,9%.

Na simulação em que foram colocados apenas dois nomes, Flávio Dino alcança 58,3% das intenções de voto  e  Luís Fernando, 15,5%. Aqui, 9,8% responderam que não votariam em nenhum deles e 16,4% disseram que ainda não sabem em quem votar.

Para a disputa da única vaga a senador, o  Data M apresentou quatro cenários aos entrevistados. No primeiro, Roberto Rocha alcança 25,2%; Roseana Sarney, 20,7% e Domingos Dutra, 20,0%. No segundo cenário, Roberto Rocha tem 26,1%; Domingos Dutra, 19,7%; e Gastão Vieira, 13,4%. Terceiro cenário: Roberto Rocha, 38,8%; e Roseana Sarney, 21,0%; Quarto cenário: Roberto Rocha,
36,4%;  e Gastão Vieira, 16,9%.

Para medir o grau de rejeição, o Data M perguntou em qual desses quatro pré-candidatos a senador, o entrevistado não votaria de jeito nenhum, caso a eleição fosse hoje:  Roseana Sarney, 56,0%; Domingos Dutra, 11,7; Roberto e Gastão Vieira empatam: 6,5%

EM NOVO POST, PUBLICAREMOS OUTROS QUESITOS DA PESQUISA DO INSTITUTO DATA M. VEJA OS GRÁFICOS:

Gráfico 1 – Se a eleição para presidente da República acontecesse hoje e os candidatos fossem Dilma Roussef, Eduardo Campos e Aécio Neves, em quem o Sr.(a) votaria?

 

 

Gráfico 2 – Destes candidatos a presidente da República, em qual o Sr.(a) NÃO votaria de jeito nenhum?

 

Gráfico 3 – Este ano teremos eleição para governador do Estado. Se a eleição fosse hoje, o Sr.(a) já saberia em quem votar para governador? (ESPONTÂNEA)

 

 

Gráfico 4 – E se a eleição para governador do Estado fosse hoje, entre os candidatos Flávio Dino, Eliziane Gama e Luís Fernando, em qual deles o Sr.(a) votaria?

 

Gráfico 5 – Se a eleição para governador se desse apenas entre Flávio Dino e Luís Fernando, em qual deles o Sr.(a) votaria?

 

Gráfico 6 – Se Roberto Rocha entrasse na disputa com Luís Fernando para governador, em qual deles o Sr.(a) votaria?

 

Gráfico 7 – E destes pré-candidatos a governador (mostrar disco), em qual deles o Sr.(a) não votaria de jeito nenhum, se a eleição fosse hoje?

 

Gráfico 8 – Teremos também eleição para senador. Se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem Roberto Rocha, Domingos Dutra e a governadora Roseana Sarney, em qual deles o Sr.(a) votaria?

 

Gráfico 9 – Vamos lhe apresentar outro cenário na eleição para senador. Se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem Roberto Rocha, Domingos Dutra e Gastão Vieira, em qual deles o Sr.(a) votaria?

 

Gráfico 10- Se a eleição fosse hoje e os candidatos a senador fossem somente Roberto Rocha e Roseana Sarney, em qual deles o Sr.(a) votaria?

 

Gráfico 11 – Por fim, se a eleição para senador se desse apenas entre Roberto Rocha e Gastão Vieira, em qual dos dois o Sr.(a) votaria?

 

Gráfico 12 – De todos os pré-candidatos a senador, em qual deles o Sr.(a) NÃO votaria de jeito nenhum?

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta