Educação – Prefeitura anuncia avanços, mesmo com possível demissão de Kardec
Allan Kardec: antes de sair, o anúncio de avanços na educação municipal

Educação – Prefeitura anuncia avanços, mesmo com possível demissão de Kardec

No auge de  notícias  e especulações sobre a saída do secretário municipal de Educação, Allan Kardec – o novo secretário deve ser anunciado esta tarde (29), pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior -,  a Prefeitura de São Luís divulgou, ontem (28),  em pleno  feriado do Dia do Funcionário Público, uma série de  informações, mostrando  que houve avanços significativos  na educação oferecida pela rede municipal de ensino, este ano.

Segundo o texto, produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a regularização do calendário escolar foi o ponto de partida do programa de avanço na educação implantado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior logo nos primeiros meses da gestão, que em dez meses imprimiu um novo modelo de Educação em São Luís.

Lembrou que,  semana passada,  foi assinado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para realização de seletivo simplificado para até 1.000 professores da rede municipal de ensino, garantindo a regularidade das aulas e a permanência dos alunos em sala de aula.

Outro avanço destacado  na área da Educação foi o anúncio de construção das 12 creches, que beneficiarão mais de 1.800 alunos, nos bairros Cidade Operária, Turu/Chácara Brasil, Bequimão, Sacavém, Recanto dos Vinhais, Recanto Verde, Residencial Paraíso, Sítio Semed Vila Conceição, Jardim América, Anil, Residencial 2000 e Vila Nova República. A construção das creches é uma conquista da Prefeitura de São Luís junto ao Ministério da Educação, com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“A aprovação dessas novas construções para a rede municipal de ensino é resultado do empenho e determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior em obter melhorias para nossa Educação. Esses novos espaços escolares terão padrão de qualidade estipulado pelo Ministério de Educação e serão adequados ao pleno desenvolvimento das nossas crianças”, destacou o secretário municipal de Educação, Allan Kardec Duailibe.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Na sequência das medidas transformadoras da Educação no município, o prefeito concretizou compromisso assumido durante a campanha: a implantação do sistema de ensino em tempo integral.  Em três escolas da rede municipal de ensino o sistema de Ensino Integral está implantado desde o início do ano letivo: uma no bairro da Camboa – Unidade de Educação Básica Maria de Jesus Carvalho, e duas na Cidade Operária – UEB Barjonas Lobão e UEB Recanto dos Pássaros.

Mais de 850 crianças estão experimentando o modelo que oferece oportunidade de desenvolver competências por meio de atividades pedagógicas específicas. Duas novas escolas devem ser incorporadas ao sistema: as Unidades Básicas de Ensino Luiz Viana e São Raimundo. O sistema acrescenta aos componentes curriculares regulares como matemática, português, ciências naturais, cultura e disciplinas que favorecem o desenvolvimento da coordenação motora, colaboração mútua, valores éticos e morais, estimuladores da formação do aluno enquanto cidadão.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

No mês de junho, numa inédita negociação pautada pelo diálogo, Prefeitura e Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (SindEducação), chegaram ao acordo de reajuste salarial de 9,5%. O pagamento da conquista da categoria foi realizado em folha suplementar no mês do fechamento da negociação, retroativo ao mês de março.

Pelo acordo, ficou acertado que as progressões verticais de 2011 seriam pagas em setembro e as de 2012 em dezembro deste ano. Em alguns casos, somados os pagamentos das titulações relativas a 2011 e 2012 com o adicional por difícil acesso de 2012 e garantia do cumprimento de um terço da hora atividades, obedecendo ao que determina a Lei nº 11.738, o aumento salarial concedido chegou a 95%.

Um dos problemas herdados da gestão anterior ganhou solução definitiva pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior: a regularização funcional dos trabalhadores terceirizados da Prefeitura de São Luís lotados na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com isso serão garantidos direitos de mais de 1.100 cooperativados. Os prestadores de serviços finalmente tiveram seus direitos garantidos. A dívida acumulada na gestão passada alcança R$ 12 milhões. O pagamento deve ser divido em 40 vezes, incluindo os direitos trabalhistas, incluindo indenizações, correções monetárias e juros moratórios.

CALENDÁRIO ESCOLAR

Em atendimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado dia 21 de janeiro foi ratificado o encerramento do período letivo de 2012, e reiniciado o calendário escolar em 25 de fevereiro. Pelo TAC houve o compromisso assumido pelo prefeito de resgatar o ano de 2012, com objetivo de reorganizar o currículo pedagógico.

 

Allan Kardec: antes de sair, o anúncio de avanços na educação municipal

TRANSPORTE

Com uma frota de 42 ônibus, duas lanchas e uma Kombi, a Prefeitura de São Luís vem atendendo com o serviço mais de 4.500 alunos das unidades de Educação Básica.   A maior parte do atendimento, cerca de 85%, são de estudantes da zona rural do município de São Luís, sendo o restante no perímetro urbano. A nova gestão resgatou cinco ônibus adquiridos pelo programa “Caminho da Escola”, até então estacionados no pátio da Semed, no centro da cidade.

PROJOVEM URBANO

Outros programas têm incrementado a inclusão de jovens que não tinham oportunidade de inclusão. Com o programa Projovem Urbano, a Prefeitura está possibilitando a inclusão de 2.100 jovens, em idade entre 18 e 29 anos, dobrando o número de vagas oferecidas até então. As aulas serão ministradas em 16 unidades de Educação Básica durante 18 meses de duração do programa. Casa estudante recebe auxílio de R$ 100,00 por mês. As inscrições seguem até o dia 30 de outubro.

 

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta