Edivaldo vai disputar a reeleição a prefeito de São Luís montado no PDT
Edivaldo Holanda Júnior e Gil Cutrim vão de mala e cuia para o PDT

Edivaldo vai disputar a reeleição a prefeito de São Luís montado no PDT

Edivaldo Holanda Júnior e Gil Cutrim vão de mala e cuia para o PDT

Agora é oficial. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior troca, nesta sexta-feira (28), o velho Partido Trabalhista Cristão (PTC) pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Sai com o coração dilacerado da legenda que o seu pai, Edivaldo Holanda, fundou no Maranhão e dedicou o melhor de si, pelo partido e  pelos muitos petecistas que convenceu a ingressar nele,  como se todos fossem uma grande família.O convite é antigo:  desde que Edivaldo ganhou a eleição de Joao Castelo, em 2012, mas vinha postergando a decisão. Porém, a realidade partidária exige que o prefeito deixe o ninho do PTC, um partido pequeno nacionalmente que tem pouco a oferecer a Edivaldo Júnior no pleito de 2016, cuja disputa pela cadeira do Palácio La Ravardière promete ser renhida. Mais do que estrutura para disputar o pleito, ele precisa de tempo no rádio e na TV, o que ficou escasso com a reforma eleitoral.

Outro fator importante é a militância pedetista, que ainda é muito forte, tendo atingido o ponto alto  nos tempos em que seu líder maior, o suadoso médico Jackson Lago, comandava os socialistas em São Luís e no Maranhão.

O ânimo a essa militânccia e aos jovens que procuram o guarda-chuva do PDT hoje é dada pelo deputado federal Weverton Rocha, o mesmo que vem costurando alianças para fortalecer ainda mais o partido. Ele é obstinado, articulado e faz política 24 horas por dia. Tanto é assim  que, além de Edivaldo, devem se filiar ao PDT o prefeito de São José de Ribamar e presidente da Famem (federação dos municípios), Gil Cutrim, e outros seis prefeitos maranhenses, que abandonam os seus partidos.

A campanha, não. Mas com a realização desse ato,  fica a impressão de que a arrancada  pela disputa do comando político de  São Luís, ano que vem, já foi dada. As pedras do xadrez político  começaram a se mover, outra vez.

Só para lembrar. Com a filiação de Edivaldo Júnior, o PDT volta a comandar a Prefeitura de São Luís. Como nos tempos de Jackson.

 

 

 

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta