Edivaldo Júnior dá posse aos professores seletivados para a rede municipal de ensino da capital
Edivaldo e Geraldo Castro, na solenidade de posse dos professores seletivados

Edivaldo Júnior dá posse aos professores seletivados para a rede municipal de ensino da capital

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior deu posse,  na manhã desta quinta-feira, 6, aos candidatos aprovados no processo seletivo simplificado realizado pela Prefeitura de São Luís, em dezembro do ano passado. O prefeito estava acompanhado do secretário de Educação, Geraldo Castro, em solenidade realizada no auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a contratação dos professores é parte de um momento novo na educação municipal. “Não podemos descansar enquanto houver uma criança fora da escola e enquanto não oferecermos a cada criança uma educação de qualidade, formadora de cidadãos e cidadãs. Que Deus abençoe a cada um dos professores que entra hoje na rede e lhes dê sabedoria na missão de educar as crianças da nossa cidade”, pediu o prefeito.

“Todos os recursos, sejam eles materiais ou humanos, estarão assegurados para que nossos educandos tenham pleno desenvolvimento. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior nos diz que a mudança se faz passo a passo, e isso não é um emblema: é para que nós saibamos que cada passo à frente nos torna melhores, mais responsáveis e mais dignos do papel que a cidade nos deu”, disse o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.

A presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério d

Edivaldo e Geraldo Castro, na solenidade de posse dos professores seletivados

Os professores foram empossados no auditório da UFMA

o Ensino Público Municipal de São Luís (Sindeducação), Elisabeth Castelo Branco, reforçou a necessidade de união da classe para garantir as conquistas dos professores. “Com todos os avanços que já tivemos, precisamos estar unidos numa só voz para que a educação tenha o avanço que essa gestão quer”, disse Elisabeth.

Trabalho

Os novos docentes entrarão em atividade nas unidades de Educação Básica da rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira (10), dia em que será iniciado o ano letivo de 2014. Os profissionais contratados atuarão nas áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Matemática, Música, Português e Teatro, além de desenvolverem atividades pedagógicas nas salas de recurso da Educação Especial.

Para a professora Jadiane Chaves Silva, aprovada no seletivo para ministrar aulas no polo Cidade Operária, a aprovação no seletivo é um desejo realizado. “Sempre tive o desejo de trabalhar na educação pública e agora que consegui, sou muito grata a Deus, à organização do seletivo e às pessoas que possibilitaram a realização desse sonho”, disse ela. Já Valdilson Almeida Reis, também aprovado no seletivo, destacou a oportunidade de trabalhar pela educação brasileira. “Sou de uma família de professores, por isso sempre tive facilidade para ensinar. Estou muito feliz por poder ter a experiência de trabalhar pela educação brasileira e contribuir com o avanço da nossa cidade”, destacou Valdilson, que dará aulas de Português.

Durante a solenidade, a professora Camila Correia Cruz, aprovada em primeiro lugar, falou em nome de todos os professores nomeados. “Agradeço em nome de todos os professores a oportunidade que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário Geraldo Castro nos deram. Lembro que a partir desse momento somos todos colaboradores da Prefeitura de São Luís, ajudando a construir esse caminho por uma educação de qualidade”, afirmou.

Também estavam presentes ao evento os secretários Mittyz Rodrigues (Administração); Osmar Filho (Articulação Política); Márcio Jerry (Comunicação), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Rodrigo Maia (Meio Ambiente); os vereadores Pavão Filho (PDT), Ricardo Diniz (PHS), Edmilson Jansen (PTC), Rose Sales (PCdoB), Armando Costa (PSDC), Barbosa Lages (PDT) e Paulo César (PCdoB).

AÇÃO FORMATIVA

Os novos profissionais da rede municipal de ensino participarão de uma ação formativa que foi realizada na tarde desta quinta-feira e continuará nesta sexta-feira, 7. Às 14h do primeiro dia de formação houve a formação dos docentes do Ensino Fundamental e das salas de recurso da Educação Especial.

Aos profissionais do Ensino Fundamental foi apresentada a estrutura da Secretaria e a proposta curricular do nível de ensino no Auditório Paulo Freire. A ação formativa dos docentes das salas de recurso aconteceu em sala de aula da Universidade Federal do Maranhão. Na ocasião, foram repassadas as orientações curriculares da Educação Especial a fim de assegurar o direito dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação uma educação de qualidade.

Os docentes que atuarão nas escolas de Educação Infantil terão a ação formativa às 8h do dia 07 no Auditório Paulo Freire. Durante a formação, será apresentada a estrutura organizacional da Secretaria, bem como a equipe que a compõe. Os profissionais também terão a oportunidade de conhecer a proposta pedagógica e o trabalho desenvolvido nas escolas da Educação Infantil da rede pública de São Luís.

SELETIVO

O processo seletivo simplificado que objetivou preencher 650 vagas de professores para a rede municipal de ensino foi organizado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão e realizado em 22 de dezembro de 2013.

O seletivo de professores garantiu a contratação excepcional dos docentes de forma temporária por um ano, prorrogável por igual período. O salário assegurado aos profissionais pelo certame foi de R$ 1.754,73 e R$ 2.105,67, respectivamente, para a carga horária de 24h e 30h.

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Este post tem um comentário

  1. Ana Paula

    Te espelha Gil Cutrim…
    Mais de 60% dos concursados de 2011 da Prefeitura de São José de Ribamar DENTRO DO NÚMERO DE VAGAS estão há mais de 2 anos aguardando NOMEAÇÃO. Terão que esperar a tua boa vontade por mais quanto tempo pra ter seu emprego?
    Lembrando: esses pais de família votam…

Deixe uma resposta