Edivaldo e representantes do governo federal discutem início do PAC Cidades Históricas

 

Durante a reunião foram debatidas as ações que estão sendo planejadas para o início das reformas em vários pontos do centro histórico

 

O prefeito Edivaldo recebeu nesta sexta-feira (16) a visita da presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, e do diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida. O foco do encontro foi o início das ações para revitalização de logradouros do centro histórico de São Luís, até o final deste mês serão publicados os editais para licitação de todos os projetos e obras previstos para a capital maranhense.

“A Prefeitura, nesta parceria com o governo federal, em breve terá várias obras começando em toda a região central da cidade. São obras importantes como na João Lisboa, Deodoro, Rua Grande, Mercado Central. Não tenho dúvida que a população ficará satisfeita com a entrega destas obras, a previsão é que elas ocorram entre um e dois anos”, declarou o prefeito.

Os investimentos do PAC Cidades Históricas para revitalização do patrimônio em São Luís correspondem a R$ 133 milhões e compreendem 44 obras. O prefeito tem determinado o empenho da equipe de governo para garantir celeridade e qualidade nos trabalhos. Exemplo desse compromisso é a reforma da Praça da Alegria, o processo licitatório foi iniciado com êxito e as propostas serão conhecidas no dia 26 deste mês para escolha da empresa com previsão de início das obras para junho.

A presidente nacional do Iphan considerou extremamente relevante a reunião e afirmou que o fortalecimento da parceria com a Prefeitura é fundamental para o andamento das obras. Na ocasião, ela partilhou experiências de outros estados na implantação de reformas e conheceu o planejamento desenvolvido em São Luís.

“Precisamos desse entendimento com a Prefeitura para que tenhamos um bom fluxo de obras na cidade e cheguemos aos resultados o mais rápido possível, o prefeito é um parceiro do Iphan e se mostrou sensível, confirmando esse cronograma, até o final do ano todas as obras poderão ser iniciadas”, relatou Jurema Machado.

A reunião foi acompanhada pela Superintendência do Iphan no Maranhão que conjuntamente com a Prefeitura de São Luís é responsável pelo desenvolvimento das obras na capital. “Viemos fazer essa visita ao prefeito para reafirmar a parceria para que possamos executar as obras no prazo estabelecido. O prefeito reafirmou o apoio e colocou o secretariado à disposição do Iphan”, comentou a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogea.

Também participaram da reunião o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade; os secretários municipais Lula Fylho (Turismo), Robson Paz (Comunicação) e os técnicos do Iphan no Maranhão, Rafael Arrelaro e Marcos Galvão.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta