Desde Janeiro de 2011, início do governo de Dilma, já se contabilizaram 150 blecautes acima de 100 MW .
No final do ano passado, a presidenta afirmava que os apagões se deviam a falhas humanas: “O dia em que falarem para vocês que caiu raio (e por isso o sistema elétrico caiu), gargalhem. Raio cai todo dia nesse país, a toda hora. O raio não pode desligar o sistema”.
No entanto, para as autoridades do setor, a causa do apagão de ontem 28) foi climática – uma queimada causada pela seca que assola o Nordeste – num município do estado do Piauí,

Mesmo havendo números semelhantes em quantidade de blecautes, há dez anos atrás, os especialistas estão alertando para a repetição dos grandes apagões. Dos nove apagões acima de 800 MW até 12.900 MW registados desde 2011, oito ocorreram no último ano. A região mais afetada é o Nordeste, com cera de 50 milhões de brasileiros, devido à seca e à falta de grandes rios, mas dois destes blecautes atingiram a população do Estado do Rio.
Ontem, mais uma vez, sobrou para o “nosso ministro” Edison Lobão explicar o apagão do Nordeste, tentando livrar o governo Dilma de qualquer responsabilidade. Ele, que passa por um problema sério de garganta, pelo visto ainda vai ter que se esgoelar muito, já que o sistema, pelo que se vê, não é confiável.
O risco maior, para Dilma, é o nordestino ter um “apagão de memória”, em 2014, ano em que ela tentará a reeleição.
Dilma, Lobão e Sarney é só migué. Apagão neles!