A onda de violência em São Luís levou o ministro da Justiça a se reunir com a governadora Roseana Sarney.
Mandado a São Luís pela presidente da República, Dilma Roussef, desde que chegou, agora há tarde (9), o ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, encontra-se reunido no Palácio dos Leões com a governadora Roseana Sarney, a cúpula da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, representantes representantes do Tribunal de Justiça (TJMA), Ministério Público (MPMA), Defensoria Pública Estadual (DPE) e da Assembleia Legislativa, além de outros integrantes do Governo do Estado.
Com o aval do governo federal, o encontro de hoje serve para a governadora e o ministro tratarem sobre ações para o reaparelhamento do sistema prisional maranhense.
Roseana Sarney apresentou ao ministro detalhes das ações realizadas até o momento para a resolução dos problemas no setor carcerário do estado.
Até às 19 horas três decisões já foram tomadas: a criação de um conselho integrado pelo governo federal, governo estadual e poder judiciário; a realização de mutirões da Defensoria Pública para colocar em liberdade os presos que já deveriam estar fora da penitenciária e ampliação do efetivo da Força Nacional de Segurança que, juntamente com a PMMA, já ocupam o principal presídio do Maranhão.
A Rede Globo noticiou como ocorreu todo o encontro, em São Luís, e deu outras informações decorrentes da crise carcerária do Maranhão, consequência de fatos gerados em Brasília. VEJA O VÍDEO COM A MATÉRIA DO JORNAL NACIONAL
