Dez cidades do Maranhão recebem caravana “Governo de Todos” neste final de semana

Dez cidades do Maranhão recebem caravana “Governo de Todos” neste final de semana

Dez cidades maranhenses, sedes municipais, receberão  atendimento na área de saúde pertinho de casa e acessível a milhares de pessoas, por meio de ações do programa ‘Caravana Governo de Todos’,  realizadas, nesta sexta (21) e sábado(22).

A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Comunicação e Articulação Política (Secap), foi intensificada para alcançar várias regiões em todo o Estado. São oferecidas às comunidades ações de cidadania, entre as quais emissão de documentos, assistência social, atividades culturais, esportivas e de lazer. Também, representantes do Governo do Estado apresentam políticas públicas e discutem ações em rodas de conversas com as comunidades.

Os municípios de Açailândia, Carolina, São João dos Patos, João Lisboa e Santa Luzia recebem as ações da Caravana na sexta-feira (21). Já Bacabal, Esperantinópolis, Santa Quitéria, Barreirinhas e Zé Doca estão incluídos entre os municípios que recebem as ações nosábado (22). Entre os serviços mais procurados estão os atendimentos de saúde. As equipes de médicos, enfermeiros e auxiliares da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizam exames, consultas, testes rápidos e atendem na prevenção e combate a doenças diversas como hepatites, febre amarela, hanseníase, hipertensão, diabetes, AIDS/HIV e outras. A caravana oferece ainda aferição de pressão e glicemia, avaliação, orientação nutricional, ações odontológicas, de nutrição e vacinação.

A “Caravana” é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte, que oportuniza a prática esportiva. Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, estará em Santa Luzia, coordenando as ações da caravana. Em sua avaliação, o programa demonstra a importância ao priorizar serviços essenciais e levá-los às mais distantes comunidades, onde há maior demanda. “É um programa aprovado pela população e no qual procuramos atender considerando as necessidades mais urgentes de cada região. A proposta dessa iniciativa é o alcance de pessoas em todo o Maranhão, levando um conjunto de serviços. Sem dúvidas, um programa de Governo que dignifica e garante qualidade de vida à população”. Em todas as outras cidades haverá representantes do Governo dialogando, apresentando as obras já realizadas e ofertando serviços diversos à população.

Márcio Jerry avalia a caravana como um meio de estreitar a relação com as comunidades, ampliar a oferta de serviços públicos e promover a integração do Estado e prefeituras, tendo como objetivo estruturar as políticas públicas de Governo. A população vai poder usufruir de serviços de cidadania nas ações do Procon, que vai atuar com a unidade móvel e os serviços do Viva. Na lista de ações está emissão de documentos pessoais como RG, inscrição e consulta ao CPF, emissão de certidão de antecedentes criminais. Ainda, serviços do Balcão do Cidadão com emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/Pasep, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços online. Orientação ao consumidor e fornecedor, que poderão formalizar denúncias e reclamações, também somam no trabalho do Procon durante a caravana.

A caravana contempla famílias de produtores rurais nas ações da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), que poderãoter acesso a pré-cadastramento em programas de Governo para o setor, como o ‘Mais Sementes’; solicitar a Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), documento que isenta do licenciamento as pequenas propriedades; entre outros.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) coordena um ciclo de atividades no evento, que inclui orientação e avaliação nutricional e informações sobre projetos de renda e cidadania às famílias beneficiárias do Bolsa Família e Bolsa Escola. Em roda de debates sobre as Escutas Territoriais serão esclarecidos temas referentes ao ‘Orçamento Participativo’. Ciclo de atividades e serviços destinados ao público feminino, ações de saneamento básico e atividades esportivas e educativas também são contempladas na ‘Caravana Governo de Todos’.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta