Desempargador do TJ é punido pelo CNJ por “paquerar” candidata de concurso para juiz
Plenário do CNJ: punição ao desembargador Jaime Araújo

Desempargador do TJ é punido pelo CNJ por “paquerar” candidata de concurso para juiz

O desembargador Jaime Araújo Ferreira, do Tribunal de Justiça do Maranhão, foi afastado, ontem (3) de suas f

Plenário do CNJ: punição ao desembargador Jaime Araújo

unções pelo Conselho Nacional de Justiça. É acusado de ter flertado com uma candidata como membro de uma banca examinadora de concurso público para juiz de Direito, durante uma prova oral.  A candidata que acabou reprovada no concurso.

A maioria dos conselheiros entendeu, porém,  que não houve assédio, apenas paquera, porque a candidata teria, por sua vez, correspondido. No julgamento, a defesa de Ferreira alegou que não houve assédio nem paquera, mas, sim, uma conversa entre os dois, conforme postado no UOL.

De qualquer maneira, a conduta dele foi punida por ser considerada inadequada para um magistrado. Assim, teve o cargo colocado em disponibilidade e continuará recebendo vencimentos proporcionais ao tempo de serviço.

Uma parte dos conselheiros defendeu que ele fosse punido com a aposentadoria compulsória, mas a pena mais branda, proposta pela relatora, a ministra Maria Cristina Peduzzi, acabou prevalecendo.

Na sua primeira agenda pública desde que anunciou a sua aposentadoria, na semana passada, o presidente do CNJ e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, também acompanhou o voto da relatora, mas não fez nenhum comentário sobre o caso.

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta