Debandada? Mais Médicos tem 14 cubanos que desistiram do programa
Seria o começo de uma debandada? Os cubanos começam a desistir do Mais Médicos...

Debandada? Mais Médicos tem 14 cubanos que desistiram do programa

Seria o começo de uma debandada? Os cubanos começam a desistir do Mais Médicos…

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou, durante audiência na Câmara de Deputados, que pelo menos 14 profissionais cubanos do Mais Médicos já desistiram do programa.

Mesmo assim, afirmou o ministro, a taxa de médicos cubanos abandonando o programa do governo é a mais baixa entre todas as nacionalidades de profissionais envolvidas no Mais Médicos. De acordo com dados do Ministério, divulgados essa quarta-feira em audiência na Câmara, a maior taxa de desistência de profissionais pertence aos brasileiros, com 8,4% dos médicos inscritos já fora da iniciativa.

Entre os estrangeiros que, individualmente, se candidataram e juntaram ao Mais Médicos, 0,8% já abandonaram. No caso de profissionais cubanos, essa taxa está nos 0,1%.

Até ao final de março, o número de médicos cubanos que tinha desistido era de sete profissionais ao abrigo do convênio com a Opas. Os últimos dois abandonos foram registrados essa terça-feira (3), conta a Folha de São Paulo.

Arthur Chioro afirmou, no entanto, que a desistência dos profissionais não é algo que possa ser resolvido ou impedido pelo Ministério da Saúde. “Se vai ter refúgio, validação (diploma) não é um problema da Saúde”, afirmou Chioro.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta