Datafolha: Dilma tem 42% contra 21% de Aécio e – surpresa! – 15% de Campos
Aécio Neves e Eduardo Campos sobem na pesquisa Data-Folha...

Datafolha: Dilma tem 42% contra 21% de Aécio e – surpresa! – 15% de Campos

A pouco menos de 1 ano das eleições (5 de outubro de 2014), pesquisa do Insituto Datafolha divulgada neste sábado (12) pelo jornal “Folha da S. Paulo”, aponta que a presidenta Dilma Rousseff (PT) seria reeleita ainda no primeiro turno caso enfrentasse os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Mas isso se a eleição fosse hoje.

Na simulação, Dilma conta com 42% das intenções de voto, enquanto Aécio tem 21% e Campos 15% . Votos brancos e nulos somam 16%, enquanto outros 7% ainda não souberam opinar.

A pesquisa ainda realizou outros quatro cenários para a eleição de 2014, substituindo os nomes de Campos por Marina Silva e o de Aécio por José Serra. Em nenhuma combinação Dilma teria força suficiente para garantir sua reeleição ainda no primeiro turno.

Aécio Neves e Eduardo Campos sobem na pesquisa Data-Folha…

… mas Dilma ainda ganharia no primeiro turno – se a eleição fosse hoje.

A disputa mais apertada ocorre na simulação em que fica com 37% dos votos contra 28% de Marina  e 20% de Serra. Entretanto este é o cenário menos provável, já que ambos trabalham para a candidatura de seus presidentes nacionais: Campos e Aécio.

O Datafolha entrevistou 2.517 pessoas em 154 municípios e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Devido à filiação de Marina Silva ao PSB, a pesquisa deste sábado não pode ser comparada com outras realizadas anteriormente, já que os cenários são diferentes: após a aliança, ela e Eduardo Campos não podem mais concorrer um contra o outro.

Segundo turno

Caso ocorra segundo turno, Dilma iria vencer qualquer um dos seus oponentes, segundo a pesquisa. A maior diferença seria contra Eduardo Campos, com uma vitória por 54% a 28%. Já contra Marina seria 47% a 41%, contra Aécio Neves 54% a 31% e diante de José Serra, 51% a 33%.

Rejeição em 2014

O Datafolha ainda estudou o percentual de rejeição de cada um dos prováveis candidatos para a eleição. A maior taxa é a de José Serra, com 37%, seguido por Dilma com 27%, Campos com 25%, Aécio com 24% e Marina com 17%.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta