Curiosidades – Nelson Mandela foi expulso da Universidade de Fort Hare após manifestação
Ainda há muito o que saber sobre Mandela

Curiosidades – Nelson Mandela foi expulso da Universidade de Fort Hare após manifestação

Ainda há muito o que saber sobre Mandela

No momento em que as atenções do mundo se voltam para a África do Sul e as solenidades dos funerais de seu ex-presidente, Nelson Mandela, o blog também presta uma homenagem ao grande líder negro sul-africano, que mudou a história do seu país e o modo de pensar de muitos,  mundo a fora, com o seu exemplo de pacificador.

O  ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, morreu no dia 5 de dezembro de 2013,  aos 95 anos de idade. Mandela deixou um legado de paz para o mundo. Ele foi um líder carismático, que lutou com todas as forças contra um regime de segregação racial, e que dedicou a sua vida à luta contra a discriminação e a desigualdade social.

Nelson Mandela ficou internado de junho a setembro por causa de uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e morreu em sua casa, às 20h50, no horário local de Pretória, África do Sul.

A seguir,  algumas curiosidades sobre o grande político Nelson Mandela, publicado pelo sitedecuriosidades.com:

1 – Nelson Mandela foi batizado de Rolihlahla, um nome que tem origem na língua Xhosa e significa “aquele que ergue o galho da árvore”. O nome Nelson foi dado a ele por uma professora.

2 – Nelson Mandela foi expulso da Universidade de Fort Hare depois de fazer parte de uma manifestação estudantil. Ele se formou em Direito pela Unisa – Universidade da África do Sul.

3 – Nelson Mandela trabalhou como vigia noturno de uma mina na cidade de Johanesburgo.

4 – A primeira esposa de Nelson Mandela, Evelyn Mase, sustentava a família e o marido com seu emprego de enfermeira. Ela ajudou Mandela em seus estudos durante a faculdade de Direito. Eles tiveram quatro filhos e se divorciaram em 1958.

5 – Mandela foi um dos fundadores do primeiro escritório de advocacia negro da África do Sul: o Mandela & Tambo, que defendia pessoas contra as leis do apartheid.

6 – Mandela foi condenado à prisão perpétua e passou 27 anos na cadeia. Durante esse tempo, ele só podia receber uma visita e uma carta a cada seis meses.

7 – Mandela escreveu um livro de memórias durante o tempo em que esteve na prisão. A obra era embrulhada em plástico e enterrada na horta da cadeia, mas as autoridades carcerárias descobriram os papéis e puniram Mandela.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta