Confusão! Valdinar Barros quer o mandato de Bira do Pindaré
Suplente, Valdinar quer derrubar Bira para assumir

Confusão! Valdinar Barros quer o mandato de Bira do Pindaré

O ex-deputado estadual e  primeiro suplente pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Valdinar Barros, estuda a possibilidade de entrar na Justiça Eleitoral para ter o mandato do seu ex-colega de partido, Bira do Pindaré, segundo noticia o jornal O Estado do Maranhão, da família Sarney.

Bira deixou o PT semana passada e logo ingressou no Partido Socialista Brasileiro (PSB), em solenidade realizada sexta-feira, em Recife, na presença do governador e líder do partido, Eduardo Campos.

Suplente, Valdinar quer derrubar Bira para assumirBira do Pindaré, filiando-se ao PSB na presença do governador Eduardo Campos.

Caso tome a iniciativa, Valdinar se contrapõe à decisão do presidente estadual do PT, o vice-governador Washington Oliveira,  que, em carta nada amistosa a Bira do Pindaré – “convidando-o” a deixar o PT” – afirmou que o partido não questionaria o seu mandato. Isso pesa a favor de Bira, pois Washington anunciou publicamente as diferenças entre eles, quer  partidárias,  ideológicas, e até pessoais, o que denota que  a convivência com o parlamentar estava ficando insustentável.

Bira se inspirou num velho e conhecido adágio – “Sou de cera, só quero quem me queira” .– para desatar seu nó com o PT e levar suas malas para o PSB

Mas Waldinar se vê montado na jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trata da fidelidade partidária, rezando que o mandato eletivo pertence ao partido político e não ao seu  detentor. Diz também que o dono do mandato só poderia deixar a legenda para ingressar em partido recém-criado, o que não se aplicaria ao PSB.

Por isso, Valdinar anunciou que vai aguardar a manifestação da presidência da executiva do PT. “Caso isso não aconteça, eu posso questionar  na Justiça Eleitoral e pedir o mandato de Bira. Sou o primeiro suplente e posso,  sim,  tomar essa decisão”, anunciou.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta