Concurso PMMA 2017: Inscrições são adiadas! Novo cronograma em breve!

Concurso PMMA 2017: Inscrições são adiadas! Novo cronograma em breve!

As inscrições do concurso da Polícia Militar do Maranhão para Soldado (Concurso PM MA 2017 Soldado) foram adiadas. O anúncio foi feito pelo organizador do certame, o Cespe. “O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) comunica que as inscrições de que trata o item 6 do Edital nº 1 – PM/MA, de 29 de setembro de 2017, terão início em data a ser divulgada oportunamente, por meio de edital de retificação”, diz o comunicado.

De acordo com o documento de abertura, serão oferecidas 1.214 vagas para os cargos de Soldado e Oficial da Saúde da Polícia Militar. As oportunidades são destinadas a candidatos de ambos os sexos. Serão oferecidas ainda, 2.453 vagas em cadastro reserva.

O concurso da Polícia Militar do Maranhão 2017 contará com: a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe; b) exames médicos e odontológicos, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe; c) teste de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe; d) exame psicotécnico, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe; e) investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PM/MA;

A segunda etapa do concurso compreenderá de Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, de responsabilidade da PM/MA. Todas as fases do concurso, bem como o procedimento de verificação dos candidatos que se autodeclararem negros e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizados em São Luís/MA. Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na localidade de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades.

Cargos, vagas e salários do Concurso PM MA 2017

O concurso da Polícia Militar/MA 2017 para o cargo de Soldado contará com 1.171 vagas. Desse total, 1.053 vagas são destinadas a candidatos do sexo masculino e 118 para o sexo feminino. Para ingresso no cargo, o candidato deverá ter nível médio completo, idade mínima de 18 e máxima de 35 anos até a data da inscrição e altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se candidata do sexo feminino. O salário será de R$ 4.019,62.

Já para o cargo de 1º Tenente do Quadro de Oficiais de Saúde o certame conta com 43 vagas. As oportunidades são destinadas aos cargos de Cirurgião Dentista (15), Médico (20), Médico Veterinário (3) e Psicólogo (5). Além do nível superior na respectiva área, ter idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e de 1,60m para o sexo feminino são requisitos para concorrer a uma das vagas. O salário será de R$ 6.913,74.

O cargo de Soldado deverá executar diretamente as ações e operações Policiais Militares, materializando a atividade?fim da Polícia Militar, ou seja, o policiamento ostensivo geral fardado e a preservação da ordem pública, por meio do emprego preventivo e(ou) repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e(ou) privados contra qualquer ato delituoso; conduzir, devidamente habilitados, veículos oficiais, guardar e zelar pela sede de quartéis e dos três poderes do estado e realizar a segurança pessoal dos chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; realizar a segurança externa de penitenciárias; fazer o policiamento de trânsito e a fiscalização nos municípios conveniados, além de exercer suas atividades a qualquer dia e hora, visando a manutenção da ordem.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta