“Compromisso é com a democracia”, diz nota, descartando existência de censura na Segurança Pública

“Compromisso é com a democracia”, diz nota, descartando existência de censura na Segurança Pública

Em nota oficial distribuída à imprensa pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), oriunda da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Governo do Estado  afirma  que “em nenhum momento houve determinação para que informações de interesse público deixem de ser repassadas pelos delegados da Polícia Civil aos meios de comunicação”.

Segundo a nota, o ofício assinado pelo delegado assistente da Superintendência de Polícia Civil da Capital, Alessandro Gomes de Castro, “prevê apenas que todas as informações acerca de prisões e outros procedimentos realizados sejam repassadas à Assessoria de Comunicação da SSP-MA”.

A nota teve o objetivo de esclarecer fatos e especulações de que estaria havendo “censura”  sobre  informações repassadas pela SSP/MA que tratam de prisões e outros fatos  de maior gravidade. “Em nenhum momento houve determinação para que informações de interesse público deixem de ser repassadas pelos delegados da Polícia Civil aos meios de comunicação”, principia a nota, para finalizar:

 – A Secretaria reitera seu compromisso com a democracia e transparência das ações realizadas, diretriz estabelecida pelo governador Flávio Dino.

GOVERNO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre Ofício Circular n 05/2015-SPCC, expedido pela Superintendência de Polícia Civil da Capital, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), esclarece que:

1 – Em nenhum momento houve determinação para que informações de interesse público deixem de ser repassadas pelos delegados da Polícia Civil aos meios de comunicação;

2 – O documento prevê apenas que todas as informações acerca de prisões e outros procedimentos realizados sejam repassadas à Assessoria de Comunicação da SSP-MA;

3 – Fato constatado tendo em vista que o Ofício Circular foi enviado no dia 12 de fevereiro e por todo este período os delegados permaneceram prestando informações normalmente à imprensa, além de enviá-las para distribuição pela Secretaria de Estado da Comunicação Social para todos os veículos de comunicação;

4 – Por fim, a Secretaria reitera seu compromisso com a democracia e transparência das ações realizadas, diretriz estabelecida pelo governador Flávio Dino.

São Luís, 12 de março de 2015
Secretaria de Estado da Segurança Pública

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta