O presidente da Embratur, Flávio Dino, pré-candidato ao governo do Estado como nome da oposição maranhense ao grupo Sarney, participou, agora há pouco, no Hotel Abeville, da filiação do deputado estadual Otheliono Neto (ex-PPS) ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o mesmo de Dino.
É a chamada dança das cadeiras, visando à eleição majoritária de 2014, quando serão eleitos no Estado: 42 deputados estaduais, 18 deputados federais, um senador e o governador – todas estas candidaturas ligadas com as de presidente da República.
Com a filiação de Othelino Neto, a bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa, que tinha apenas um deputado, triplicou: semana passada, o deputado Raimundo Cutrim deixou o PMDB e a base de sustentação de Roseana no parlamento estadual, trocando-os pelo PCdoB.
Os comunistas estão esperançosos de que, já, já, podem aumentar a bancada estadual para quatro parlamentares. As conversas já estariam adiantadas com o deputado Bira do Pindaré (PT), que há muito não se sente confortável no ninho petista, já que o partido compõe a base aliada do governo Roseana Sarney e tem Washington Oliveira como vice de Roseana Sarney (PMDB).
“Wellington do Curso”
Como parte dessa dança, o professor Carlos Wellington – o “Wellington do Curso” – confirmou que vai se filiar ao PPS para concorrer a vaga de deputado estadual no ano que vem.
Eleito suplente de deputado federal em 2010, com 23.632 votos, o empresário deixa o PSL em razão da perseguição sofrida na eleição passada, quando lutou na justiça para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores de São Luís e não conseguiu.