Cientistas não desistem! Dieta líquida pode ser o ‘segredo’ para tratar Diabetes tipo 2

Cientistas não desistem! Dieta líquida pode ser o ‘segredo’ para tratar Diabetes tipo 2

Um grupo de cientistas do Imperial College de Londres está avaliando o impacto de uma dieta líquida na saúde de pacientes com Diabetes tipo 2

Dieta líquida pode ser o 'segredo' para tratar Diabetes
Dietas com baixo teor calórico e sob a forma de líquidos são a solução para a Diabetes tipo 2
Um grupo de cientistas do Imperial College de Londres está avaliando o impacto de uma dieta líquida na saúde de pacientes com Diabetes tipo 2. Segundo o Daily Mail, a pesquisa ainda está em andamento e pretende reforçar uma ideia já avançada num estudo da Universidade de Newcastle e que associava uma dieta de baixo teor calórico com a diminuição da doença.

Pesquisadores estão analisando 90 pacientes portadores da doença e usuários da insulina há pelo menos 10 anos.

Para uma primeira fase de análises, metade dos entrevistados irá seguir uma dieta à base de sopas e sucos, sendo, mais tarde, introduzidos alimentos no seu estado sólido. O máximo de calorias que se pode ingerir por dia é 800kal.

A outra metade, diz a publicação, irá seguir um plano alimentar de baixas calorias (1.700 por dia) e também um plano de treino.

Tal como se verificou no estudo da Universidade de Newcastle – em que os participantes que seguiram uma dieta baixa em calorias e rica em sopas e sucos perderam mais de três quilos e reduziram os níveis de açúcar no sangue – este estudo ainda terá  que comprovar que as dietas com baixo teor calórico e sob a forma de líquidos são a solução para a Diabetes tipo 2, uma vez que obrigam o corpo a queimar a gordura armazenada em torno do fígado e do pâncreas, não sendo necessária a administração de insulina para que ambos os órgãos funcionem corretamente.

Adrian Brown, nutricionista e coordenador do estudo, pretende ainda mostrar como é possível reverter ou atenuar a doença sem que seja necessários medicamentos.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta