Ciência e tecnologia pedem passagem, esta semana, em todo o Brasil

Ciência e tecnologia pedem passagem, esta semana, em todo o Brasil

 

Milhares de experiências técnico-científicas em exposição, esta semana, em todo o Brasil

Ciência, saúde e esporte serão os assuntos em pauta, a partir desta segunda-feira, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema deste ano foi escolhido para discutir os grandes eventos esportivos mundiais que serão promovidos no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento terá programações em todo o país sobre os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas. Entre os conferencistas estão a ginasta Daiane dos Santos, a jogadora de vôlei Ana Moser, o atleta paraolímpico Alan Fonteles e o cientista Marcelo Gleiser.

Em São Luís, Maranhão, o evento ocorrerá na área externa do Shopping São Luís, com abertura prevista para as 17 horas de hoje (21)

De acordo com o secretário de Inclusão do MCTI, Oswaldo Baptista, o tema foi escolhido ao se constatar que atualmente o esporte é acompanhado pelas áreas de ciência e saúde. A programação do encontro estará voltada à aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e em sua relação com o ambiente externo, do ponto de vista da ciência.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país no mês de outubro desde 2004, sob a coordenação do MCTI, com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Seu objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades na área.

MARANHÃO
No Maranhão, São Luís sediará o evento, promovido pelo Governo do Estado, de hoje até  sábado (26) na área externa do São Luís Shopping. Uma vasta programação promete atrair um público de todas as idades, com jogos virtuais, práticas esportivas, exposição Semente Digital – uma aula de educação sobre a preservação do patrimônio histórico de São Luís -, planetário, oficinas, minicursos, palestras, apresentações de protótipos e de projetos científicos, tecnológicos e de inovação.  A participação é gratuita.

A abertura oficial do evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), acontece às 17h desta segunda-feira (21). A abertura será feita pelo secretário da Sectec, José Costa e pela diretora Científica da Fapema, Claudia Coelho. Foram convidados  secretários de Estado, deputados, empresários, reitores, pró-reitores, pesquisadores, professores e estudantes, entre outros.

Os visitantes, além de conhecer as novidades na área de ciência, tecnologia e inovação, vão poder, também, desfrutar de uma programação cultural que acontece sempre nos finais de tarde, a partir das 18h, e inclui apresentação de bumba-meu-boi e de bandas de música da Polícia Militar, Guarda Municipal, Casa Marista, Corpo de Bombeiros e Exército. Na abertura haverá a apresentação do Boizinho Barrica e nos outros dias novas apresentações estão agendadas para animar o público.

Este ano a semana tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Muitas das atividades que acontecem durante a semana abordarão essa temática. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e acontece em todo o país na mesma data. Como parte das atividades da SNCT em São Luís acontece 4ª Mostra Científica do Maranhão. A partir de terça-feira (22) a programação do evento começa às 8h e se estende até às 20h.

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta