CEST emite nota sobre aluna adventista que não queria ter aulas aos sábados

CEST emite nota sobre aluna adventista que não queria ter aulas aos sábados

Matéria divulgada aqui no blog, dando conta de que uma estudante adventista do curso de fisioterapia da Faculdade Santa Teresinha (Cest), em São Luís,  garantiu, na Justiça, o direito de realizar atividades acadêmicas referentes a disciplinas ministradas aos sábados em dias alternativos, ensejou uma “Nota de Esclarecimento” da faculdade.

Na nota, o Cest diz que  a decisão da Justiça, pela demora,  “foi superada pelos fatos”, já que, no decorrer desse período, a aluna cursou com aprovação a disciplina em causa, disponibilizada pela própria Faculdade”, querendo mostrar, com isso, que ” semre respeitou a pluralidade de pensamento e de crenças” dos seus professores e alunos.

A seguir, a nota

Nota de Esclarecimento

A Faculdade Santa Terezinha (CEST), em vista de notícia postada no site do Tribunal de Justiça do Maranhão, sob o título “Aluna adventista não é obrigada a assistir aulas aos sábados”, com repercussão em vários veículos de comunicação, segundo a qual “A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou que a Faculdade Santa Teresinha (Cest), de São Luís, permita a matrícula de uma aluna no oitavo período do curso de Fisioterapia da instituição, assim como a prestação de suas atividades acadêmicas em dia alternativo ao sábado, pelo fato de a estudante ser membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia”, vem esclarecer o que segue:

1. A aluna beneficiária da decisão, após não aceitar todas as alternativas acadêmicas apresentadas pela Instituição, para o prosseguimento normal de seus estudos, optou pela busca ao Judiciário;

2. A ação interposta pela mesma, em fase de recurso, pela demora no seu julgamento, foi superada pelos fatos, uma vez que a referida aluna, no decorrer desse período, cursou com aprovação a disciplina em causa, disponibilizada pela própria Faculdade. Atualmente, cursa o último período e é concluinte do seu curso;

3. A Faculdade Santa Terezinha, enquanto instituição promotora da formação de cidadãos e profissionais voltados para o desenvolvimento humano, tem em seu corpo discente alunos dos mais variados credos, sempre respeitando a pluralidade de pensamento e de crenças. O CEST tem, como seus princípios formadores: Ensino superior democrático, laico e de qualidade; O exercício permanente da liberdade para a construção do conhecimento, para o ensino e na divulgação de saberes, tecnologias, artes e cultura; O respeito à pluralidade de pensamento, credo e concepções teóricas; A formação profissional comprometida com a ética e a moral, articulada à efetiva inserção no mundo do trabalho e com as demandas sociais; A busca constante do desenvolvimento humano no Maranhão, na região e no país, através da luta pela paz, do respeito aos direitos humanos e da convivência harmoniosa com o ambiente.

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta