‘Caravana Governo de Todos’ encerra atividades com ações de cidadania no Munim

‘Caravana Governo de Todos’ encerra atividades com ações de cidadania no Munim

Governador Flávio Dino prestigia ações de saúde e cidadania durante a Caravana Governo de Todos em Icatu. (Foto: Handson Chagas)

Governador Flávio Dino prestigia ações de saúde e cidadania durante a Caravana Governo de Todos em Icatu. (Foto: Handson Chagas)

O governador Flavio Dino participou de mais uma rodada da ‘Caravana Governo de Todos’, desta vez no município de Icatu, na manhã deste sábado (6). O evento itinerante, em sua quarta edição, passou na região do Munim, levando ações e serviços do Governo do Estado em diversas áreas para a população dos municípios de Presidente Juscelino e Cachoeira Grande, na sexta-feira (5), e de Axixá, Morros e Icatu neste sábado (6). A caravana chegou à quarta edição se firmando no calendário dos municípios como um dia de grande mobilização e oferta de cidadania.

Em Icatu, o encontro foi uma oportunidade para o governador Flavio Dino conversar com a população, ouvindo pleitos e sugestões, e para apresentar os principais investimentos e políticas públicas implementados no município. “Fiz questão de estar aqui para agradecer o empenho da nossa equipe que esteve ontem e hoje em cinco cidades aqui do Munim. Estamos aqui com essas ações diversas de cidadania, saúde, educação e cultura para assegurar que governo está presente e próximo à população, solucionando essas necessidades do dia a dia. A Caravana iniciou recentemente, chegou à região do Munim, e estamos aqui anunciando obras do programa ‘Mais Asfalto’, sistemas de abastecimento de água, investimentos na requalificação das escolas”, disse o governador.

O governador Flávio Dino também anunciou que um grande investimento que o Governo está estruturando para o a região do Munim é o ferryboat, que após a finalização dos estudos técnicos de batimetria, tornará o percurso entre as cidades de São José de Ribamar e Icatu muito mais rápido. “A Emap já se comprometeu em ajudar com os terminais e esta será uma grande conquista que vamos assegurar para a região”, disse o governador.

Na passagem por Icatu, ainda foi realizada a apresentação da patrulha agrícola – composta de trator, grade e carreta – que foi entregue pelo governador Flavio Dino em março, no evento responsável pela entrega desses equipamentos para 55 municípios.

A Caravana é uma articulação da Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) em parceria com outras secretarias, que se reúnem para levar os serviços nas áreas da Saúde, Educação, Cidadania, Assistência Social, Esporte e Cultura, tudo num lugar só. O secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, destacou a importância da Caravana para ouvir a população e anunciar novos investimentos.

“Estamos na região do Munim com esta ação muito importante do Governo, com prefeitos, vereadores, sindicatos e com a população em geral, trazendo o padrão da Caravana, com serviços, debatendo com a sociedade, trazendo obras, inaugurando e fazendo vistorias. E aqui, hoje, em Axixá, ao lado da prefeita Soninha, fazendo o anúncio de novas obras para o município, como a construção de dois sistemas de abastecimento de água e de 4km pavimentação asfáltica através do programa ‘Mais Asfalto’”, destacou o secretário Márcio Jerry, que esteve na cidade ao lados dos secretários de Estado da Saúde, Carlos Lula, e da Juventude, Tatiane Pereira, enquanto outros titilares de pastas se distribuíam nos demais municípios.

A população tem marcado presença na Caravana. Em Axixá , a escola municipal que sediou o evento esteve lotada durante toda a manhã, com uma vasta procura por todos os serviços oferecidos. A dona de casa Josinelson Botelho aproveitou que o evento estava pertinho de casa e foi tirar, gratuitamente, a carteira de identidade dos dois filhos.

“A escola está pedindo a identidade dos meus meninos e eu ia para São Luís e hoje não podia perder essa oportunidade. Com o dinheiro que ia gastar lá já vou fazer outras coisas. Gostei muito dessa ação, está sendo ótima para mim”, destacou a senhora, que aproveitou e ainda foi ao guichê do programa do Estado Bolsa Escola, à procura de informações sobre o programa do qual é beneficiária há dois anos, já pensando na comprar do material escolar dos pequenos para o ano que vem.

Já Icatu recebeu a Carreta da Mulher e o Mamógrafo Móvel, levados pela Secretaria de Estado da Mulher. E dona Domingas Silva, de 64, aproveitou a oportunidade para prevenir contra o câncer de mama. Para ela, essa é a função do poder público, amparar e assistir a população, oferecendo prevenção e cuidados com a saúde de maneira gratuita e eficiente.

Em Morros, além de atividades como palestras, atendimentos em saúde básica, cadastramentos em programas sociais e eventos esportivos, o Procon Móvel ofereceu emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços on-line. Os serviços de formalização de reclamações ou denúncias e orientação ao consumidor e fornecedor também serão ofertados. Maria de Jesus, 25 anos, lavradora agradeceu a facilidade possibilitada pela Caravana. “A gente só tem a agradecer, isso significa uma economia muito grande pra gente, que não precisa ir até São Luís para resolver estas questões”.

da Lei de Acesso à Informação (LAI).

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta