Canindé Barros mostra a potiguares como se implanta a biometria facial em São Luís
Canindé Barros explicas aos técnicos de Natal-RN como está sendo feita a implantação da biometria facial no sistema de transportes coletivos de São Luís

Canindé Barros mostra a potiguares como se implanta a biometria facial em São Luís

O secretaria municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros,  recebeu, ontem (19), uma comissão de técnicos da Prefeitura de Natal (RN) . A visita foi motivada pelo interesse que o atual sistema de biometria facial implantado no sistema de transportes de São Luís despertou nos gestores da administração municipal potiguar.

“A modernização e o remodelamento do sistema de transporte público como um todo nos trarão melhoria na qualidade de vida e maior comodidade aos nossos cidadãos. Este é um processo histórico em nossa cidade e temos trabalhado para que haja uma mudança sólida em todas as áreas que apresentavam deficiência há anos. Recebemos hoje a visita de representantes da Prefeitura de Natal, que desejam compartilhar nossa expertise, e que reconhecem como avançadas as ferramentas que estamos usando para o reaparelhamento de nosso sistema e no combate à fraude”, disse  Canindé Barros, em nome do prefeito Edivaldo.

Para Teles Márcio, assessor jurídico da STTU (Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos) de Natal, a implantação do sistema de biometria é algo muito positivo. “A tendência é esta: melhorar a fiscalização. E com a fiscalização, a tendência é diminuir a fraude”, aponta.

Já Flávio Mota da Nóbrega, do departamento de Projetos da STTU, destaca a relevância da biometria na economia para po

Canindé Barros explicas aos técnicos de Natal-RN como está sendo feita a implantação da biometria facial no sistema de transportes coletivos de São Luís

tencializar a qualidade dos serviços. “O momento social pelo qual a gente passa é de tirar as ‘gorduras’, de reduzir custos, e a implantação de sistemas como esses ajudam muito nesse sentido”, lembrou.

De acordo com Canindé Barros, a repercussão positiva da implantação do sistema de biometria para além da fronteira do estado é um sinal de a que ação da Prefeitura de São Luís está em sintonia com o a inovação tecnológica para gestão do setor. “Chamou a atenção dos técnicos da Prefeitura de Natal o efeito da biometria facial, que, somente durante a implantação parcial do sistema este ano, já evitou em torno um milhão de passagens que eram praticadas de forma fraudulentas no sistema de transportes de São Luís”, declarou.

Na visita dos técnicos, foram expostas as ações realizadas pela Prefeitura para efetivar a implantação da biometria facial bem como os benefícios que serão trazidos para o sistema como GPS (que servirá para monitorar rotas e horários), bilhete único, recarga embarcada (o usuário poderá colocar créditos dentro do ônibus), além da contenção da fraude nas passagens. A implantação do sistema de biometria, hoje atualizado e implantado em toda a frota operante de 985 ônibus da capital, cria as condições para a realização da licitação dos serviços de transporte coletivo, o que proporcionará mais conforto aos usuários.

“Esta visita dos técnicos da Prefeitura de Natal nos mostra que eles vivem lá as situações de rotina que nós também vivemos aqui em vários outros aspectos. Eles se interessaram em saber como a Prefeitura de São Luís está procedendo no que diz respeito à biometria, bem como a licitação, para que eles levem as boas experiências daqui para Natal”, afirma Canindé.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta